Formação sobre TEA reforça compromisso com a inclusão nas escolas de Erechim

Atividade promovida pelo IFRS reúne educadores da rede municipal para aprofundar estratégias pedagógicas voltadas a estudantes com Transtorno do Espectro Autista.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em 18/08/2025 22:29 - Atualizado em 18/08/2025 23:50

Na última sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação de Erechim, por meio da Coordenação da Educação Inclusiva, das professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do Apoio ao Processo Ensino-Aprendizagem, participou de uma Atividade Formativa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A formação foi promovida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Erechim, como parte do Projeto de Extensão “Estratégias Inclusivas na Comunidade Erechinense”, que visa fortalecer práticas pedagógicas inclusivas e ampliar o conhecimento sobre as especificidades dos estudantes com TEA.

Fotos: SMEd PME

A professora do AEE Elisandra Marcon Sbardelotto, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande, destacou: “Na nossa escola, acreditamos na inclusão. Adaptamos metodologias, flexibilizamos atividades e organizamos o ambiente de forma que todos possam aprender e participar. Cada ajuste é pensado para que ninguém fique de fora, respeitando a singularidade de cada criança.”

Já Mariane Barbosa, vice-diretora e professora de Apoio ao Processo Ensino-Aprendizagem da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara, reforçou que a inclusão acontece diariamente: “Aprendemos todos os dias com as crianças. O olhar delas nos ensina que inclusão vai além das práticas pedagógicas — é sobre convivência, amizade e respeito. É acolher o outro como ele é, com amor e simplicidade.”

Para a coordenadora da Educação Inclusiva do município, Andreia Paula Ceron, a ação reforça o compromisso conjunto entre as instituições de ensino e os profissionais da educação com a valorização da diversidade e o desenvolvimento de práticas inclusivas. “Nossas escolas acreditam na inclusão como um processo construído com respeito, intencionalidade, amor e acolhimento. Toda a comunidade escolar — professores, equipes pedagógicas, auxiliares e famílias — se dedica diariamente a criar oportunidades significativas de aprendizagem, fazendo da inclusão uma prática viva e transformadora.”

O encontro também fortalece a parceria entre o IFRS e o Sistema Municipal de Ensino de Erechim, reafirmando o engajamento coletivo em prol de uma educação mais equitativa, humana e inclusiva.