FRINAPE 2024

Fortalecimento da cadeia produtiva é debatido no 3º Seminário da Ovinocultura

A médica veterinária e extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Luisa Lira abordou o tema Manejo Sanitário na Ovinocultura, chamando atenção para a importância da prevenção para manter a sanidade do rebanho.

Por Terezinha Mariza Vilk Publicado em 18/11/2024 21:10 - Atualizado em 18/11/2024 22:11

O fortalecimento da cadeia produtiva na ovinocultura, a eficiência da produção, manejo correto, sanidade animal, produção e qualidade da carne ovina, comercialização e gestão da atividade marcaram as palestras e debates do 3º Seminário de Ovinocultura, realizado em Erechim neste domingo (17/11), dentro da programação de eventos técnicos na Frinape 2024, que segue até o dia 24 de novembro, no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie).

A médica veterinária e extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Luisa Lira abordou o tema Manejo Sanitário na Ovinocultura, chamando atenção para a importância da prevenção para manter a sanidade do rebanho. Também apontou como fundamental a adoção de medidas que visam melhorar a produtividade mediante ações de suporte nutricional, controle de parasitas, vacinação e manejo ambiental. No controle da verminose no rebanho, por exemplo, apontou a rotação nas pastagens e lotação com instalações adequadas para os animais como ferramentas fundamentais.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

A Assistência Técnica e Gerencial na ovinocultura foi abordada pela engenheira agrônoma e proprietária da Cabanha La Catarina, Simone Radaelli, representando o Senar. Ela expôs o trabalho que vem sendo realizado pela entidade visando produção com qualidade, voltado à orientação na atividade, principalmente no manejo e gestão. Neste mesmo sentido, a médica veterinária Ticiany Ribeiro, também representando o Senar, reforçou o trabalho que visa a melhoria na ovinocultura.

A estruturação da cadeia produtiva através da união de todos visando fortalecer o setor e a agregação de valor ao produto também marcou os debates. A ideia, que foi apresentada durante o debate pelo produtor Andre Ricardo Bresolin, do Abatedouro GM Sansigollo, é ampliar o abate de animais também para ovinos, no momento voltado para o abate de bovinos. Os debates contaram ainda com a participação de Michele Maroso, da Inspetoria Veterinária de Erechim.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

O evento encerrou com jantar da Confraria do Cordeiro, com a presença do prefeito, Paulo Polis, do secretário municipal da Agricultura, Willian Rakoski, do presidente da Frinape 2024, Darlan Dalla Roza, do gerente do Banrisul, Fernando Lara, da Fenagro Abrão Safra, do gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Laerth Suszek, além de extensionistas da Instituição.

O seminário foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Erechim, com apoio do Banrisul. Em suas falas as lideranças destacaram a importância do envolvimento de todos e parabenizaram as parcerias na concretização do evento e na condução da atividade da ovinocultura, assim como reafirmaram a parceria para que o setor continue evoluindo num processo coletivo.