PREVENÇÃO
Fórum regional busca fortalecer a promoção e prevenção em saúde
Iniciativa da AMAU e parceiros reúne mais de 40 entidades para repensar modelos de cuidado e formar trabalhadores da área.
O fórum de Promoção, Prevenção e Educação em Saúde do Alto Uruguai, nasceu da preocupação com o aumento dos índices de adoecimento na região. A iniciativa propõe um movimento permanente de reflexão e construção de alternativas para a área da saúde, estimulando práticas que valorizem a promoção e a prevenção, e não apenas o tratamento de doenças. O fórum já contou com a participação de mais de 150 alunos em formação e 1,5 mil pessoas em três seminários e atividades realizadas até agora.

O trabalho reúne mais de 40 entidades, entre universidades como a UFFS e o IFRS, cooperativas de crédito e agricultura familiar, sindicatos, hospitais, a 11ª Regional de Saúde, a 15ª CRE, além de órgãos estaduais e federais, terapeutas e a FIOCRUZ. Em conjunto, as instituições têm como foco contribuir com os gestores municipais no cuidado integral, promovendo indicadores de saúde que vão além de exames e internações, e que contemplem a dimensão humana do processo de cuidar.
Para 2025 e 2026, o fórum prevê a execução de projetos-piloto em oito municípios, voltados à promoção e prevenção em saúde física e emocional. A ideia é aplicar novas metodologias baseadas em estatísticas e em práticas inovadoras. “Fazer mais do mesmo jeito, já sabemos para onde se vai — mais filas, mais exames. Fazer mais de modo diferente é o nosso desafio como fórum”, resume a coordenação.