Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Frente fria deve trazer chuvas ao RS a partir de domingo, 15

Próxima semana será de instabilidade e baixo volume de chuva no Alto Uruguai. De forma geral, são chuvas de baixo volume, porém não se descarta a ocorrência de temporais isolados.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
13/03/2020 23:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Entre a sexta-feira (13/3) e sábado (14/3), o calor aumentará, com temperatura próximas a 40°C em diversas localidades. No domingo (15/3), a propagação de uma frente fria muda a condição da atmosfera e são esperadas pancadas de chuva em todas as regiões. De forma geral, são chuvas de baixo volume, porém não se descarta a ocorrência de temporais isolados.

Na segunda (16/3), a nebulosidade seguirá predominando, com pancadas isoladas de chuva na maioria das regiões. Entre a terça (17/3) e a quarta-feira (18/3), o deslocamento de uma área de baixa pressão favorecerá a ocorrência de chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados, associados a fortes rajadas de vento.

Os volumes de precipitação deverão ser inferiores a 20 mm nas Missões, Vale do Uruguai, Faixa Central, Região Metropolitana e no Litoral Norte. Nas demais regiões, os valores deverão variar entre 20 e 35 mm, porém em algumas localidades da fronteira com o Uruguai os totais poderão superar 40 mm.

Estiagem no verão

O verão 2019/20 se caracterizou pela forte estiagem no RS, de acordo com levantamento produzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Emater-RS e Irga. Em dezembro, a precipitação acumulada mensal oscilou entre 30 e 60 mm, e somente na Fronteira Oeste, Missões, Alto Vale do Uruguai e no Planalto, os valores foram mais significativos e variaram entre 100 e 150 mm.

O mês de janeiro apresentou o retorno de chuvas expressivas. No entanto, a distribuição permaneceu irregular, com ocorrência de altos volumes em curtos períodos. Em praticamente todo o RS a precipitação acumulada mensal superou 120 mm e, em alguns municípios da Fronteira Oeste, Missões, Planalto, Região Central, Serra do Nordeste e nos Campos de Cima da Serra, os valores excederam 200 mm. Em fevereiro, ocorreram curtos eventos de chuva, intercalados com períodos secos mais extensos, agravando a condição de estiagem. Em comparação com as séries climáticas, o verão 2019/20 foi seco na maior parte dos municípios.

Relatório completo

A situação das culturas de soja, milho, arroz, feijão, olerícolas, frutícolas, pastagens, bovinoculturas de corte e leite estão no relatório completo, que pode ser consultado aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE