Frente fria muda o tempo no RS com risco de temporais, granizo e vento forte
No domingo a instabilidade se concentra mais na Metade Norte, sobretudo no Norte gaúcho, enquanto na Metade Sul o tempo firme vai predominar.
O Rio Grande do Sul terá o tempo transformado neste fim de semana com a chegada de uma frente fria que traz chuva, vento e risco de temporais isolados. A previsão da MetSul Meteorologia indica que este será o primeiro de vários episódios de instabilidade previstos para o mês de agosto no Estado, com possibilidade de granizo e rajadas fortes de vento, especialmente na Metade Norte.
O cenário começa a mudar a partir da madrugada de sábado, com chuva irregular e trovoadas atingindo diversas regiões ao longo do dia, embora o sol ainda apareça em algumas áreas, em meio a um ambiente abafado.
No domingo, a frente fria se intensifica, avançando sobre o Estado principalmente na primeira metade do dia. A chuva se espalha por praticamente todas as regiões durante a madrugada e a manhã, com maior concentração entre o Centro e o Norte gaúcho. Já da tarde para a noite, a instabilidade se restringe mais à Metade Norte, enquanto a Metade Sul volta a ter tempo firme.
Os volumes de chuva ainda geram divergência entre os modelos meteorológicos, mas a tendência é de maiores acumulados na Metade Norte, onde os índices podem passar dos 50 mm em algumas cidades. O principal risco, porém, é a ocorrência de granizo, já que a atmosfera estará muito aquecida em altitude — condição propícia também para raios, trovoadas fortes e vendavais localizados.
Apesar de uma possível trégua na instabilidade entre a tarde e noite de domingo no Centro e Norte do Estado, a MetSul alerta que novas áreas de chuva podem avançar já na segunda-feira, mantendo o padrão de tempo instável que deve marcar o início de agosto no Rio Grande do Sul.