VIRADA NO TEMPO NO RS

Frente fria traz risco de temporais severos ao RS após calor de quase 40°C

Rio Grande do Sul se prepara para uma virada radical no tempo neste início de semana.

Por Redação/Metsul Publicado em 05/10/2025 19:27 - Atualizado em 05/10/2025 19:44

Após um domingo de calor extremo, com temperaturas próximas dos 40 °C em algumas cidades, o Rio Grande do Sul enfrenta alto risco de tempestades entre o final do domingo e parte da segunda-feira, segundo alerta da MetSul Meteorologia.

A aproximação de uma frente fria, em meio a uma atmosfera muito quente e instável, pode provocar chuva forte, muitos raios, vendavais e granizo, especialmente no Oeste e Sul do estado na noite de domingo, com avanço para outras regiões como o Centro e o Nordeste.

Na madrugada e manhã de segunda-feira, a instabilidade atinge seu pico, com possibilidade de uma linha de temporais organizados se deslocando pelo estado, trazendo risco de fenômenos severos. A partir da tarde, a instabilidade se concentra na Metade Norte, enquanto o tempo começa a melhorar no Oeste e Sul. O sistema também deve provocar instabilidade em partes de Santa Catarina e do Paraná.

Imagem de wirestock no Freepik

Frente fria avança e derruba temperaturas no Rio Grande do Sul após domingo de calor escaldante

Depois de um domingo com calor extremo e temperaturas que lembraram o verão, o Rio Grande do Sul se prepara para uma virada radical no tempo neste início de semana. Uma massa de ar frio vai avançar sobre o estado nesta segunda-feira (6), provocando uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente entre a tarde e a noite. As informações são da Metsul. 

O domingo (5) foi marcado por temperaturas elevadíssimas em diversas regiões gaúchas. Em muitas cidades, foram registradas as maiores máximas desde o fim do verão, com os termômetros se aproximando dos 40ºC em alguns pontos. A região metropolitana de Porto Alegre foi uma das mais quentes do estado, com a capital chegando a 37,8ºC — um valor extremamente elevado para o mês de outubro.

A mudança no tempo começa com a chegada de uma frente fria, que trará chuva e risco de temporais. Na sequência, uma massa de ar frio ingressa no território gaúcho, substituindo o ar quente que dominou o fim de semana. A queda na temperatura será perceptível ao longo do dia.

Curiosamente, as máximas desta segunda-feira devem ocorrer ainda na madrugada, enquanto o ar quente ainda atua. Em algumas cidades, os termômetros podem marcar mais de 25ºC nas primeiras horas do dia. A partir da manhã, com a entrada do ar frio, as temperaturas começam a cair gradualmente, tornando a tarde bastante amena. Já à noite, no final do período, são esperadas as mínimas do dia, com marcas entre 12ºC e 15ºC na maior parte do estado.

Apesar da mudança expressiva, não se trata de uma massa de ar frio intensa como as registradas no auge do inverno. Ainda assim, o alívio será bem-vindo após o calor fora de época que atingiu o estado no fim de semana.