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Frente Parlamentar da Educação Infantil entrega relatório de visitas em escolas à secretária de Educação

Criada em março deste ano, a Frente Parlamentar da Educação Infantil tem como objetivo estimular o desenvolvimento de políticas públicas que proporcionem maior qualidade no setor educacional em Erechim.

Por Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim Publicado em 15/12/2022 15:51 - Atualizado em 03/06/2024 11:33

Criada em março deste ano, a Frente Parlamentar da Educação Infantil tem como objetivo estimular o desenvolvimento de políticas públicas que proporcionem maior qualidade no setor educacional em Erechim. Após uma série de visitas a escolas de educação infantil públicas e particulares, realizadas entre julho e novembro, o grupo de vereadores elaborou um detalhado relatório sobre as agendas e, na manhã desta quinta-feira (15), o entregou à secretária municipal de Educação, Verenice Lipsch, a fim de dar continuidade ao trabalho a partir das demandas enumeradas no documento.

Participaram da reunião a presidente da Frente Parlamentar, vereadora Sandra Picoli (PCdoB), os vereadores Serginho Bento (PT) e Fifo Parenti (MDB), a assessoria do vereador Renan Soccol (Progressistas), o diretor pedagógico Fabrício Brustolin e a chefe do departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Andressa Confortin.

Apesar de melhorias necessárias, balanço é positivo

O relatório entregue pela Frente Parlamentar detalha pontos positivos e negativos observados e relatados durante as visitas às instituições de ensino. Embora melhorias pontuais sejam necessárias, o balanço feito é positivo e, de acordo com a presidente, a equipe da secretaria se comprometeu em analisar os pontos que carecem de maior atenção. “É importante manter este diálogo entre Legislativo e Executivo, principalmente por que a secretária demonstrou interesse em olhar com atenção o documento”, afirma, ressaltando que, mesmo com esta etapa encerrada, o grupo continuará atuante. “É um trabalho que precisa continuar, a Frente vai seguir ativa, se reunindo quando necessário, refazendo visitas quando necessário”, completa.

“É necessário conhecer as escolas”

Para Sandra, o diagnóstico feito nas escolas, mais do que uma necessidade visando à melhoria da educação infantil no município, reforça uma atribuição básica dos vereadores, a de fiscalizar e cobrar ações do Executivo. “É importante para nos posicionarmos enquanto legisladores. Não podemos falar do que não conhecermos, então é muito necessário conhecer as escolas, suas estruturas física, pedagógica e de pessoal para que possamos orientar as famílias e ajudar na construção como um todo”, ressalta a vereadora.

Avaliação

Pontos positivos em escolas públicas:

  • crianças serenas;
  • prioridade na inclusão social dos alunos;
  • profissionais devidamente qualificados e motivados;
  • baixa rotatividade de profissionais;
  • material didático excelente;
  • ambientes aconchegantes;
  • laboratórios de informática;
  • camas e ambientes do sono boas;
  • variedade de brinquedos, tanto de uso interno quanto externo (pátio);
  • salas com estrutura física apropriada (boa ventilação e algumas com ar condicionado);
  • alimentação balanceada.

Pontos negativos em escolas públicas:

  • algumas escolas sem acessibilidade;
  • danos na edificação de alvenaria (infiltração em paredes e muros);
  • ausência de espaço externo (pátio) em algumas escolas;
  • cobertura de telhados danificada (goteiras), com significativas deteriorações nas escolas ‘Caic’ e ‘Othelo Rosa’.

Pontos positivos em escolas particulares:

  • camas e ambientes do sono boas;
  • atividades extracurriculares (balé, musicalização...);
  • monitoramento dos ambientes por vídeo;
  • salas decoradas satisfatoriamente;
  • banheiros adaptados à faixa etária e as necessidades especiais.

Pontos negativos em escolas particulares:

  • alta rotatividade de professores;
  • profissionais sem a formação indicada;
  • ausência de extintores de incêndio;
  • inexistência de saídas de emergência;
  • carência de melhorias em alguns ambientes (salas úmidas, sensação de abandono...);
  • espaços físicos externos inexistentes;
  • salas pequenas;
  • alimentação com indicativo de ser insuficiente.

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