Frente Parlamentar da Educação visita escolas de educação infantil em Erechim
Parlamentares intensificam diálogo com direções e comunidades escolares para identificar demandas e buscar soluções para o setor
Durante toda esta semana, a Frente Parlamentar da Educação da Câmara de Vereadores de Erechim realizou uma série de visitas às escolas de educação infantil que possuem vagas adquiridas pelo município. A iniciativa reforça o compromisso dos parlamentares em acompanhar de perto a realidade da educação, ampliando o diálogo com direções e equipes pedagógicas.
As visitas são realizadas em duplas de vereadores: Sandra Picoli (PCdoB) e Ricardo Argenta (União Brasil); Gustavo Zin Farina (Progressistas) e Carla Talgatti (Cidadania); e Clarice Moraes (MDB) junto ao vereador Lindomar Kossmann (União Brasil).
Segundo os integrantes da Frente, o objetivo é aproximar o Legislativo da estrutura da educação infantil, conhecer as necessidades e auxiliar na busca de soluções, configurando-se como um importante canal de articulação, fiscalização e diálogo com a comunidade escolar.
Durante os encontros, os parlamentares apresentam uma série de questionamentos às direções e coordenações pedagógicas, envolvendo temas como: número total de alunos matriculados, quantidade de crianças com deficiência ou autismo, presença de estudantes imigrantes, formas de controle de acesso e videomonitoramento, existência de espaços para amamentação, acompanhamento psicológico disponível, procedimentos em casos de suspeita de doenças neurológicas, além de situações relacionadas à violência, abuso ou maus-tratos.
Também são levantadas questões que dependem de ações do Poder Executivo, como melhorias em faixas de segurança, sinalização e iluminação nas proximidades das escolas.
A proposta da Frente Parlamentar é tornar a iniciativa ainda mais abrangente, ampliando o trabalho para além da educação infantil e atuando em benefício de toda a rede de ensino do município.
As visitas às instituições seguirão acontecendo na próxima semana, fortalecendo a fiscalização legislativa e a busca por melhorias contínuas na educação.