Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Frio deve chegar mais cedo este ano

Com fim da La Niña o outono deve ser mais gelado e as chuvas devem ser escassas

Agrolink
por  Agrolink
21/02/2022 20:32 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) indicou que o fenômeno La Niña alcançou sua maturidade. O fenômeno prosseguirá até o outono, aproximadamente até o mês de maio, chegando ao final no começo do inverno. Há especulação em torno do aparecimento do fenômeno El Niño no segundo semestre. Ao contrário do La Niña, o El Niño é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, causando a seca na Amazônia e no Nordeste e o aumento das chuvas no Sul do país.

Pixabay

Atualmente, a Oscilação Interdecadal do Pacífico em fase fria vem impedindo o aparecimento frequente de El Niños. Nos últimos dez anos, três previsões de El Niño não se confirmaram. Para a NOAA o ano de 2022 será semelhante ao ano de 2012, justamente um dos períodos em que havia previsão de El Niño que não se confirmou. Por outro lado a La Niña causou perdas significativas na safra de grãos, especialmente nos estados do Sul e Mato Grosso do Sul.

Para o período entre fevereiro e abril de 2022, a simulação da Universidade de Colúmbia indica manutenção da chuva abaixo da média no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, além de boa parte do Uruguai e Argentina, comprometendo o desenvolvimento agrícola. Outras áreas com chuva abaixo da média aparecem no Sudeste, entre São Paulo, sul e leste de Minas Gerais, Rio De Janeiro e sul do Espírito Santo, além do norte do Nordeste, sudoeste do Amazonas e oeste do Acre.

Outra expectativa está na baixa das temperaturas de forma antecipada neste ano. O frio do outono deve chegar mais cedo que o normal no Sul. Em abril já se prevê, inclusive, geada no centro e Sul, Centro-Oeste e até mesmo em áreas do Norte do país. O calor ficará acima da média entre o Norte e Nordeste, áreas que receberão chuva abaixo do normal no trimestre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE