Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agencia Brasil
Mundo

Funeral do príncipe Philip deve acontecer no dia 17

Cerimônia estava planejada; rainha Elizabeth passa por 8 dias de luto.

O Sul
por  O Sul
10/04/2021 13:26 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O duque de Edimburgo, príncipe Philip Mountbatten, marido da rainha Elizabeth II e que teve sua morte anunciada nesta sexta-feira (9), já tem o funeral planejado – tradição da coroa inglesa, que planeja cerimônias fúnebres durante o período de vida de seus membros.

O funeral de Philip deve acontecer no sábado (17) – oito dias após o início do luto oficial da coroa britânica. A cerimônia será na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, onde Philip residia. O corpo de Philip ficará no mausoléu de Frogmore Gardens – área reservada para a aristocracia britânica.

Após o enterro, espera-se que a Coroa institua luto oficial no país por 30 dias – período em que não haverá manifestações, compromissos ou tratativas reais públicas.

O discurso da rainha Elizabeth sobre a morte de seu companheiro é aguardado.

Segundo um informe do Castelo de Windsor, a cerimônia não será aberta ao público em função da pandemia da covid-19. A Abadia de Westminster tocou 99 vezes o sino em homenagem ao membro real.

A morte do duque não será marcada por um feriado público – outra tradição inglesa -, mas bandeiras da União serão hasteadas a meio mastro em todo o país como demonstração de luto. Ainda não há informações sobre quais membros da família real participarão da cerimônia além da rainha Elizabeth II.

O premiê britânico Boris Johnson se manifestou em discurso oficial, e afirmou que “o príncipe Philip ganhou a afeição de gerações aqui no Reino Unido, na Comunidade de Nações e ao redor do mundo.”

Ainda em vida, o príncipe Philip havia manifestado desejo de um funeral “sem confusão.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE