Segurança

Garopaba e Imbituba fecham praias e reforçam fiscalização para evitar aglomerações no feriado

Destinos do Litoral Sul de Santa Catarina apertaram as restrições para o feriadão da Páscoa

Por NSCTotal Publicado em 01/04/2021 22:32 - Atualizado em 03/06/2024 09:51

Duas das cidades mais procuradas por turistas no Litoral Sul de Santa Catarina iniciaram nesta quinta-feira (1º) restrições mais duras para evitar aglomerações durante o feriadão da Páscoa. Imbituba e Garopaba apertaram a fiscalização às medidas sanitárias e estão fechando as praias até segunda-feira.

Em Imbituba, o município decidiu proibir o acesso às praias para qualquer tipo de atividade até segunda-feira. O comércio não essencial só pode funcionar até as 18h, e depois deste horário os bares e restaurantes podem atender apenas em formato de delivery.

A fiscalização será feita em conjunto por equipes das polícias civil e militar e dos fiscais da prefeitura. Além disso, oito equipes de vigilância privada vão atuar nas praias e uma equipe vai fiscalizar o centrinho da Praia do Rosa no período da noite - local que registrou aglomerações frequentes durante o verão. Até um helicóptero vai ser utilizado na fiscalização.

"Sabemos que as pessoas procuram Imbituba pelas praias, pelos bares, pelas festas, e é isso que a gente procura restringir no atual decreto. Esse é o objetivo das nossas medidas. Claro que para os empreendedores do setor sempre há uma perda, a gente entende as críticas, mas o que temos visto nas ruas é que a grande maioria das pessoas apoia as medidas, porque infelizmente temos visto muitas vidas perdidas entre nós" - destacou o prefeito, Rosenvaldo Júnior, em entrevista à NSC TV.

Na cidade vizinha, Garopaba, o decreto em vigor estabelece que o comércio não essencial pode funcionar apenas até as 19h. Os restaurantes podem receber clientes até as 20h, e precisam fechar as portas uma hora depois. Após às 21h, somente delivery e serviço de retirada no balcão. Bares e pubs podem funcionar somente até as 18h.

As praias não ficarão fechadas, mas a permissão é apenas para a prática de esportes individuais. A permanência na orla não está autorizada durante o feriadão. Nos acessos da cidade, a prefeitura de Garopaba instalou barreiras sanitárias para controlar quem entra no município. Fiscais aferem a temperatura e reforçam as medidas restritivas. Além disso, só passa pela barreira quem comprovar que tem casa em Garopaba, ou quem tiver reserva em hotéis ou pousadas da cidade.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados