Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Roque de Sá/Agência Senado
Política

Gaúcho de Santa Maria será o novo diretor-geral da Abin

No dia de ontem, o Senado aprovou o nome de Luiz Fernando Corrêa para chefiar a Agência Brasileira de Inteligência

Redação O Sul
por  Redação O Sul
18/05/2023 10:09 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

Com 43 votos favoráveis, cinco contrários e duas abstenções, o Senado aprovou na quarta-feira (17) o nome do gaúcho Luiz Fernando Corrêa para chefiar a Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

A Abin é o principal órgão de inteligência do governo brasileiro. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O cargo de diretor-geral da agência estava vago há mais de um ano. O último a ocupá-lo foi Alexandre Ramagem, que deixou o posto em março do ano passado e atualmente é deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro.

Apesar de Corrêa ter já escolhido parte da sua equipe e estar acompanhando as decisões da agência, o aval dos senadores era necessário para formalizá-lo na função

Criada em 1999, a Abin é o principal órgão de inteligência do governo brasileiro. Cabe à agência analisar situações e ameaças relacionadas à proteção das fronteiras nacionais, ao terrorismo, à proliferação de armas de destruição de massa, à segurança das comunicações e à defesa do meio ambiente.

Natural de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, o delegado aposentado tem 64 anos. Ele foi diretor-geral da PF (Polícia Federal) entre 2007 e 2011. O gaúcho ingressou na corporação como agente em 1980. 

Na PF, Corrêa exerceu principalmente atividades relacionadas ao combate ao tráfico de drogas. De 2003 a 2007, ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça e foi responsável pela criação da Força Nacional de Segurança Pública, em 2004.

Bacharel em direito pela Universidade do Rio Grande em 1986, Corrêa concluiu em 2005 uma pós-graduação em Gestão em Política de Segurança Pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE