Gaúchos encostam na vice-liderança do Sertões na categoria Stock

Dupla de Novo Hamburgo mantém sequência de bons resultados nesta reta inicial da prova. Rally chega na Bahia nesta terça.

Por Edson Castro/Assessoria Publicado em 28/07/2025 18:42 - Atualizado em 28/07/2025 18:50

O Rally dos Sertões teve nesta segunda-feira, 28, seu segundo dia de disputa e foi logo a maior especial que vai compor o evento até o final, no dia 3 de agosto.

Nesta segunda foram 301 quilômetros de trecho cronometrado entre as cidades de Unaí e Januária, em Minas Gerais. E após 580 quilômetros disputados nos dois primeiros dias, a dupla gaúcha de Novo Hamburgo, José Carlos Schorr e o filho, José Carlos Bondan Schorr, estão a menos de um minuto da vice-liderança na categoria Stock.

Eles voltaram a somar o terceiro melhor tempo da categoria, a bordo da Mitsubishi L200 Triton. Nesta segunda-feira, eles completaram os mais de 300 KMs, em 4h42min45. No total, já somam 9h56min51, ante 9h56min21 da dupla segunda colocada.

“Tivemos uma primeira etapa bastante complicada, difícil, mas hoje (segunda) foi muito bom, uma prova bem completa, conquistamos um bom desempenho, mais um dia completado”, disse o navegador José Carlos Bondan Schorr.

Foto: Marcelo Maragni/Fotop

Agora o Rally dos Sertões irá para seu terceiro Estado na edição deste ano. De Januária, chegada desta segunda etapa, parte na manhã desta terça, dia 29, para Bom Jesus da Lapa, já na Bahia.

A etapa terá 290 quilômetros de trecho cronometrado e de acordo com os organizadores inicia em uma área de mata fechada, com possibilidade de alguns atoleiros. Segue por estradas vicinais estreitas, de piso semelhante ao da região do Seridó.

O projeto Rally dos Sertões é desenvolvido pelo Automóvel Clube de Severiano de Almeida, com patrocínio da Himaco e da Bertolini, com financiamento pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério dos Esportes.

Sertões 2025

Roteiro

29/7 – Terceira etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)

DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km

O trecho cronometrado se inicia em uma área de mata fechada, com possibilidade de alguns atoleiros. Segue por estradas vicinais estreitas, de piso semelhante ao da região do Seridó.

30/7 – Quarta etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)

DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km

Estradas vicinais sinuosas compõem a primeira parte da especial até o km 78, quando se inicia a subida de uma serra íngreme com piso de pedras pelos próximos 13 km. O percurso segue técnico e exige atenção especial até o km 131, quando se inicia uma sequência de 10 km com trechos de trial. Caminhos estreitos e com pedras fecham o desafio do dia, o primeiro da Maratona. Será preciso ter cuidado com os pneus para evitar furos. Em Xique-Xique, apenas os próprios competidores poderão fazer a manutenção dos próprios veículos, dentro do tempo estabelecido pelo regulamento.

31/7 – Quinta etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)

DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km

No segundo dia da Maratona pilotos e navegadores se encontram com as areias da região de Xique-Xique. Elas são o terreno pelos primeiros 224 km de especial – estradas largas com areia dura. Em seguida é a vez de um trecho de serra com pedras que concluirá a parte cronometrada do dia. Mais uma vez será fundamental ter atenção com os pneus.

1/8 – Sexta etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)

DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km

A sexta etapa se inicia por pistas rápidas e sinuosas de areia dura, que se estreitam a partir do km 80, quando o terreno muda para a piçarra. Travessias de riacho e alternância entre piçarra e cascalho levam até o abastecimento. A partir daí, atenção para um trecho sinuoso com piso de pedras soltas, em que as máquinas tendem a escorregar. Estradas de areia pesada e trechos de trial marcam os últimos 30 km.

2/8 – Sétima etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km

A especial avança por estradas vicinais que alternam piso de areia e piçarra, com bastante navegação. Trechos de trial são o principal desafio nos quilômetros finais.

3/8 – Oitava etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km

Nada de refresco no último dia, que pode decidir a prova. A especial em laço exigirá muita navegação atravessando trechos de mata com partes de trial.

* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final

Distância total: 3.482 km

Especiais: 2.215 km