Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Gaúchos seguem na China para prospectar novos negócios

Silva Júnior (D), da Sedec, assinou termo de intenção de cooperação estratégica com autoridade chinesa.

Secom/RS
por  Secom/RS
03/04/2023 19:42 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul iniciou uma nova etapa na missão realizada na China. O Estado foi o único a compor a delegação oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária, que terminou as suas atividades na quinta-feira passada (30/3), mas a representação gaúcha segue no país asiático a fim de manter os esforços para conclusão do pleito inicial e captar novos negócios com os chineses.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) representa o Estado por meio do diretor de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais, Evaldo da Silva Júnior, que prossegue com a agenda gaúcha nas cidades de Xiamen e Xangai.

Conforme o titular da Sedec, Ernani Polo, a permanência da comitiva gaúcha na China é uma forma de persistir para avançar no pleito estadual: habilitação de cinco frigoríficos de aves e um de bovinos; validação do status sanitário como zona livre de febre aftosa sem vacinação para incluir na lista de exportação carne suína com osso e miúdos; e a entrada no mercado chinês de noz pecan.

“O Estado segue trabalhando em solo chinês, de forma independente, para concluir as pautas iniciais e construir novas negociações. Houve avanço na habilitação de dois frigoríficos, mas queremos incluir os quatro restantes”, explicou Polo.

O secretário destacou que a missão continua também para prospectar investimentos em áreas como inovação, energias renováveis e infraestrutura, entre outros. "A presença de representantes do Estado em missões internacionais sempre é muito importante, pois aproxima as relações e ajuda a construir novos caminhos”, disse.

Eventos

Na quarta-feira passada (29/3), ocorreu a segunda edição do Seminário Sino-Brasileiro da Cadeia de Suprimentos de Alimentos e Pecuária, promovido pela Sedec em conjunto com a Associação Chinesa de Inspeção de Admissão e Saída e Quarentena.

O evento reuniu lideranças chinesas com 38 representantes de entidades brasileiras, como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips), além de gestores de órgãos oficiais, como o secretário Nacional de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana, e o diretor do Departamento de Saúde Animal, Eduardo Azevedo.

Na oportunidade, houve a assinatura de um termo de intenção de cooperação estratégica para estabelecer uma comunicação alinhada entre os dois países a fim de facilitar o entendimento das políticas regulatórias chinesas de segurança alimentar de importação.

Segundo Silva Júnior, um dos itens incluídos foi a consolidação normativa para o registro de empresas de importação de alimentos e o acesso ao mercado chinês. “Muitas empresas salientam que esse é um aspecto que interfere no andamento dos trâmites legais pela ausência de informações e por alterações frequentes na documentação exigida”, explicou.

O diretor ressaltou que, até a próxima semana, a agenda no gigante asiático tem foco total na atração de investimentos estrangeiros diretos e reuniões com importadores, investidores e fundos de investimentos chinês. “Já identificamos uma possibilidade de levar para o Rio Grande do Sul uma nova operação chinesa, mas ainda está em negociação inicial”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE