Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Gaurama: Culto Ecumênico celebra os 200 anos de imigração alemã no RS

Imigrantes e comunidade luterana contribuiram não apenas para o crescimento econômico, mas também para moldar a identidade local através da sua herança cultural.

Assessoria
por  Assessoria
12/03/2024 08:34 – atualizado há 20 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Museu Municipal Irmã Celina Schardong, juntamente com o Grupo dos 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, promoveu no último domingo (10/03) um culto ecumênico e homenagens aos colonizadores, unindo Católicos e Evangélicos Luteranos, num belo exemplo de comunhão pela fé.

O culto foi presidido pela Pastora Patrícia Hoffmann (IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), pelo Pastor Cesar Kaiser (IELB – Igreja Evangélica Luterana do Brasil) e pelo Padre Jóssi Golembiewski (Igreja Católica). 

O evento, além de celebrar os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, repetiu o ato realizado na década de 1960, quando da inauguração do Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Além disso, para a realização deste culto foi organizado um coro ecumênico com membros das três igrejas.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Leandro Márcio Puton, o Vice-Prefeito Gilmar José Saccomori, o Presidente do Legislativo Cassiano Gentil Toigo, Secretários Municipais, vereadores e a comunidade. 

Em seu pronunciamento, o Prefeito Leandro Márcio Puton salientou a importância de celebrar os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, e ressaltou o impacto significativo que os imigrantes alemães e a comunidade luterana tiveram no desenvolvimento do município de Gaurama, contribuindo não apenas para o crescimento econômico, mas também para moldar a identidade local através da sua herança cultural.

Após o culto, o Coral Municipal Vida e Canto realizou a apresentação da música “Edelweiss” e em seguida, foi realizado o ato solene de descerramento das placas comemorativas dos templos luteranos e da placa fixada diante da rua em que chegaram os primeiros imigrantes em Barro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE