Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/PMPA
Rio Grande do Sul

Geada, nova frente fria e ciclone. Veja previsão para a semana

Nova frente fria avançará sobre o Rio Grande do Sul trazendo temporais com risco de tempo severo entre sexta e sábado.

O Sul
por  O Sul
01/07/2024 21:14 – atualizado há 17 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

A primeira semana de julho inicia com extremos climáticos no Brasil. Em algumas regiões, os termômetros ficam próximos do negativo, com probabilidade de geada, enquanto em outras o calorão de 35ºC não dá trégua.

Na região Sul do Brasil, durante a terça-feira (2), o risco de geada continua nos três estados com a temperatura voltando a subir gradativamente a partir de quarta-feira (3). Tendência da chuva voltar a partir de quinta-feira (4) com a formação de um ciclone extratropical próximo a Santa Catarina e Paraná, mas que deve se afastar rapidamente para o oceano sem trazer chuva em grande volume.

Na retaguarda deste ciclone, uma nova frente fria avançará sobre o Rio Grande do Sul trazendo chuva e temporais com risco de tempo severo entre sexta (5) e sábado (6). O acumulado de chuva em cinco dias fica entre 5 mm e 10 mm em SC e PR, enquanto que no território gaúcho o volume varia entre 20 e 50 mm, porém, para o Noroeste e Sudeste do RS, não há previsão de precipitações.

No geral, a geada tem potencial para prejudicar as lavouras de milho segunda-safra na porção centro sul do Estado paranaense e oeste catarinense. O período mais seco favorece os trabalhos em campo e ajuda a diminuir o excesso de umidade no RS.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE