Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Geoportal disponibiliza painel com geolocalização dos batalhões dos bombeiros no RS

A divulgação proativa dos dados é prevista na Lei de Acesso à Informação

Ascom SPGG
por  Ascom SPGG
15/05/2022 18:48 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Um painel temático com dados relativos a todos os batalhões municipais dos bombeiros no Rio Grande do Sul está disponível para consulta pública. O trabalho é fruto da primeira etapa da parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão para adesão à Iede/RS (Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais), formalizada em abril.

A divulgação proativa dos dados é prevista na Lei de Acesso à Informação - Foto: Reprodução

A Iede/RS é um conjunto integrado de tecnologias, políticas, mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento, padrões e acordos. O objetivo é facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso de dados geoespaciais.

A interface pública é o Geoportal RS, principal plataforma de compartilhamento de dados geoespaciais, serviços e aplicações do Estado. Entre os exemplos de materiais disponíveis estão a Cartografia Interativa do Estado, o Painel de Geolocalização das Escolas do RS, o Monitoramento da Vacinação da Covid-19, o Painel de Arboviroses e o Atlas Socioeconômico do RS.

Após a inserção dos dados dos batalhões de bombeiros, o próximo passo será colocar geoinformações relativas ao censo demográfico da instituição, serviços civis e auxiliares credenciados, atendimentos operacionais e informações de segurança contra incêndios.

Para acessar os metadados e as opções de download, a população deve visitar o Catálogo de Metadados da Iede e pesquisar por “bombeiros”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE