Cidade
Geração e distribuição da Chama Crioula acontecem sábado, no Cemitério do Combate, em Erebango
A ocasião integra as comemorações alusivas ao centenário da Revolução do Combate, que será celebrado no próximo ano.
Pelo segundo ano consecutivo, um momento histórico reforça a importância de um marco para a região e o Estado. Desse modo está sendo organizado o evento de Geração e Distribuição da Chama Crioula 2022, que acontece na manhã deste sábado (10), no Cemitério do Combate, em Erebango. A ocasião integra as comemorações alusivas ao centenário da Revolução do Combate, que será celebrado no próximo ano.
A programação, realizada pela Prefeitura de Erebango junto a 19ª Região Tradicionalista (RT), tem como patrono da Chama, o tradicionalista Rubilar Pedro Calgaro, e profissional homenageado, o médico Jorge Herrmann, que atua no serviço público local há mais de 30 anos.
A solenidade
Durante a solenidade, que deve contar com a presença de autoridades e lideranças do Alto Uruguai, haverá recepção dos cavalarianos de diversos municípios de abrangência da 19ª RT e a distribuição da centelha da Chama Crioula.
A presidente da comissão organizadora, a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Milena Hoppen Zanata, ressalta que é fundamental registrar esse momento e sediar a abertura dos Festejos Farroupilhas em um local que marca a história do Estado.
Da mesma forma, o prefeito, Valmor José Tomelero, destaca que a Revolução de 23 criou um marco que demonstra a luta por direitos e deveres. “Nosso objetivo é deixar esse espaço sempre à disposição da população local e da comunidade regional, para que possamos manter essa história viva”, enaltece.
Vale mencionar que o Cemitério do Combate está sempre à disposição para visitas.
Sobre o patrono
Natural de Erebango, Rubilar Pedro Calgaro tem 78 anos e mantém o apreço pelo tradicionalismo desde a infância. Aos seis anos já tinha o cavalo como seu amigo e aliado para fazer compras e ajudar os pais na lida do campo, especialmente na criação de bovinos e suínos.
Na adolescência, aos 13 anos, começou a participar de torneios de laço e tem em sua trajetória uma coleção de prêmios, certificados e o reconhecimento pelas inúmeras contribuições efetuadas em prol da valorização da cultura riograndense.
Atualmente, incentiva os amigos que integram o seu quadro de laçadores, disponibilizando o caminhão e toda estrutura necessária para a prática do esporte campeiro.
Sobre o profissional homenageado
Jorge Alexandre Fuchs Herrmann é filho do Dr. Ernani Herrmann e Lia Herrmann, nascido em 23 de maio de 1963, em Sertão. Casado com Vania Herrmann, é pai de três filhos, e médico especialista em Cirurgia Geral, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia.
Em solo erebanguense exerce a profissão há 31 anos. Em 1993 foi aprovado em concurso, vindo a ser servidor público efetivo a partir de 1995, permanecendo até hoje na prestação de serviços na Unidade Básica de Saúde local. Dr. Jorge conheceu e trabalhou com todos os prefeitos e secretários de Saúde do município.
O profissional é reconhecimento pelo cuidado, atendimento humanizado e inúmeras contribuições voltadas à saúde e qualidade de vida da população local e regional.