Getúlio Vargas recebe estação de monitoramento de cheias no Rio Abaúna

Equipamento integra projeto estadual e reforça ações de prevenção e resposta da Defesa Civil municipal.

Por Ascom PMGV Publicado em 14/10/2025 13:42 - Atualizado em 14/10/2025 13:46

A Defesa Civil de Getúlio Vargas foi contemplada, nesta segunda-feira, 13, com a instalação de um equipamento de monitoramento de cheias no Rio Abaúna, localizado na Rua Luiz Bergamini, bairro Consoladora, nas proximidades da antiga delegacia.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Getúlio Vargas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Projeto DCRS – Monitoramento Hidrometeorológico, da Defesa Civil Estadual, que prevê a implantação de 130 estações em diferentes bacias hidrográficas do Estado.

TECNOLOGIA E AGILIDADE NA PREVENÇÃO

O novo sistema transmite dados a cada 15 segundos, permitindo respostas rápidas a eventos climáticos extremos. A estação coleta informações sobre chuva, temperatura do ar e do solo, umidade, radiação solar, sensação térmica, direção e velocidade dos ventos e pressão atmosférica.
Além disso, o equipamento mede o nível do rio e possui câmera de videomonitoramento que registra em tempo real a variação do volume de água. Alimentado por energia solar, o sistema tem autonomia mínima de sete dias e envia os dados por rede 4G/5G, com backup via satélite, assegurando funcionamento mesmo em situações adversas.

MAIS SEGURANÇA PARA A POPULAÇÃO

Com o uso dessa tecnologia, a Defesa Civil Municipal passa a contar com informações precisas e em tempo real, fundamentais para tomadas de decisão rápidas em situações de risco de enchentes. A ferramenta reforça o plano de prevenção e resposta do município, garantindo maior proteção à população.
“Essa parceria com o Estado representa um avanço significativo para a segurança da população e para o monitoramento ambiental em Getúlio Vargas. Com o apoio da tecnologia e o acesso a informações em tempo real, podemos agir de forma mais preventiva, planejada e eficiente”
, destacou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vagner Chimento.

Ele explicou que o projeto foi desenvolvido em etapas sucessivas: a primeira fase consistiu em um estudo técnico para identificar a real necessidade do equipamento; a segunda, na definição do local ideal para a instalação; a terceira, na instalação da estrutura física e dos sensores; e a quarta etapa, ainda em andamento, será a integração do sistema de dados à Defesa Civil, permitindo o monitoramento em tempo real e o acionamento rápido em situações de risco.

A instalação da estação de monitoramento no Rio Abaúna marca mais um passo de Getúlio Vargas na modernização do sistema de defesa civil e gestão de riscos, unindo inovação, prevenção e compromisso com a vida.

Fotos: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Getúlio Vargas