Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Gigante do varejo do Brasil inaugura Centro de Distribuição em Gravataí

Centro de Distribuição do Magazine Luiza em Gravataí deve gerar 400 vagas de trabalho e 250 colaboradores já estão atuando no local.

Ascom Sefaz
por  Ascom Sefaz
22/09/2021 13:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma das gigantes do varejo do Brasil amplia suas operações no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (22/9), foi inaugurado o centro de distribuição (CD) do Magazine Luiza em Gravataí, na ERS-118. A inauguração contou com a presença do governador Eduardo Leite, do prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, de executivos da empresa, e de secretários do Estado e do município.

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Ao todo, a operação em Gravataí deve gerar 400 vagas de trabalho, e 250 colaboradores já estão atuando no local.

"Trabalhamos muito para que o Estado seja acolhedor aos investimentos, e isso ocorre porque estamos fazendo a lição de casa. Tivemos de fazer reformas muito duras, profundas, até antipáticas, para poder ajustar as contas do Estado. Estamos entregando um Estado com pagamentos a hospitais e servidores em dia e capacidade de investimento, e tudo isso reduzindo impostos. Acabamos de anunciar que, a partir de janeiro, teremos redução de alíquotas internas. Isso tudo é fruto de muito esforço para que o Estado seja um gigante que não atrapalha e que acolha outros gigantes, como o Magalu que está aqui se instalando com este CD. É uma empresa que tem nossa admiração, nosso respeito, e que ganha relevância ano após ano. Além de gerar 400 empregos, vai dar mais conforto, mais segurança nas entregas para os clientes, e que certamente vai viabilizar outros tantos investimentos", disse Leite.

Criada na década de 1950, em Franca, no interior de São Paulo, o Magazine Luiza se consolidou como umas das grandes varejistas brasileiras e, a partir de 2019, avançou como uma plataforma digital de varejo e conta hoje com cerca de 40 mil funcionários. São mais de 1,4 mil lojas que vêm se transformando em centros avançados de distribuição dos produtos da empresa e de parceiros. Para abastecer esses pontos, centros de distribuição estão localizados em diferentes regiões do país. No RS, a empresa já tem uma unidade em Caxias do Sul.

"É um dia muito especial para nós, dia no qual vamos entregar um presente, de forma simbólica, para a cidade e para o Estado. Temos, hoje, 58 filiais no RS, e chegaremos ao ápice de 300 mil peças por mês quando estivermos aqui a todo vapor. Vamos atender todas as 497 cidades do Estado a partir daqui, e teremos um CD pleno, capaz de atender todos os modais que a empresa oferece", afirmou o gerente do centro de distribuição do Magalu de Gravataí, Paulo Leandro Jacinto.

O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, destacou a importância da ERS-118 duplicada para a atração de investimentos à região. "Quero agradecer ao governador, e também a todos os outros governadores que tornaram isso possível, pela duplicação da ERS-118. A rodovia é fundamental para Gravataí e para a região. Hoje, Gravataí é a melhor cidade do RS para se morar e para investir, e se tornou um polo de logística e de e-commerce. O Magazine Luiza é uma das melhores empresas do país para se trabalhar, e seguramente a empresa de e-commerce que mais cresce. Seja muito bem-vinda a nossa cidade, e conte conosco para tocar a vida para ampliar operações se for necessário", disse o prefeito.

A inauguração realizada pela manhã foi transmitida por canal de TV interno para toda a empresa. O evento também contou com a presença dos secretários Marco Aurelio Cardoso (Fazenda) e Edson Brum (Desenvolvimento Econômico), além de Ricardo Neves Pereira (subsecretário da Receita Estadual).

Rodovia duplicada

O CD se localiza na ERS-118 duplicada. A obra foi entregue em dezembro de 2020 depois de anos de espera para a duplicação dos 21,5 quilômetros que interligam os acessos à BR-116, em Sapucaia do Sul, à freeway, em Gravataí.

O trecho é composto por oito pistas (incluindo ruas laterais), sete viadutos e duas pontes e foi finalizado com financiamento de R$ 131 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para executar a fase final da rodovia sem novas suspensões. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) foi o responsável pela execução dos trabalhos.

Modernização da administração tributária

A nova operação do Magazine Luiza também encontra no Estado uma legislação tributária mais moderna. Com as ações do Receita 2030, em 2021 entrou em vigor decreto voltado a operações de e-commerce que destinem mercadorias para consumidor final pessoa física situados em outros Estados. A iniciativa também igualou o tratamento tributário com o de outros Estados, fortalecendo a competitividade do RS.

De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, um regime diferenciado facilita a operação de centros de distribuição e de vendas de mercadorias tanto no Estado como na região Sul e, nas vendas interestaduais, o Rio Grande do Sul conta com uma nova política tributária elaborada para operações similares a esta.

"Temos trabalhado com uma política de diálogo e de simplificação tributária para, gradativamente, tornar o Estado ainda mais atrativo para empresas de todos os portes. Medidas que tornem o Rio Grande do Sul mais competitivo foram implementadas neste ano e seguem em análise’, disse.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE