Tech
Google Assistente ganha opção de voz masculina; saiba mudar
Novidade será ativada automaticamente para usuários aleatórios que baixarem a assistente virtual hoje.
A Google Assistente inaugura nesta sexta-feira (5) uma voz masculina para responder comandos do usuário como alternativa à famosa “voz do Google”, que é feminina. A nova opção será ativada em celulares aleatórios para quem baixar a assistente virtual hoje, mas também é possível habilitá-la manualmente a partir das configurações do aplicativo no Android e iPhone (iOS).
O Google fornece a opção de voz masculina em inglês desde 2017, e agora ela está disponível no app com o nome “laranja” para usuários brasileiros. A voz feminina, mais conhecida, é chamada de “vermelho” nas configurações da assistente. A escolha de nomeá-las por cores foi feita para evitar estereótipos de gênero.
Em 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório declarando que a criação de assistentes virtuais com voz feminina por padrão incentiva o machismo. Segundo a instituição, a configuração automática reforça o estereótipo de gênero de que mulheres devem ser ajudantes. Empresas começaram iniciativas para combater a prática, como fornecer diferentes opções de voz. A Apple, por exemplo, anunciou em março que sua assistente Siri pararia de ser feminina por padrão, dando ao usuário a opção de definir uma voz masculina.
Como mudar a voz da Google Assistente
Para alternar entre as opções de voz da assistente virtual, basta acessar as configurações da Google Assistente e selecionar a opção “Voz do Assistente” para escolher a voz vermelha ou laranja.
O Google também recomenda os seguintes comandos de voz para testar a novidade:
- OK, Google, mudar a voz do Assistente.
- OK, Google, quem é você?
- OK, Google, quem criou a sua voz?
- OK, Google, descreva sua personalidade.
- OK, Google, o que você pode fazer?