Cidade

Governador decidirá sobre cogestão em reunião com Comitê de Crise

A partir da manifestação oficial do governador, a Associação dos Municípios do Alto Uruguai deverá reunir seu colegiado de prefeitos para definir os próximos passos.

Por Salus Loch/Assessoria Publicado em 22/02/2021 13:39 - Atualizado em 03/06/2024 09:48

O presidente da AMAU e prefeito de Erechim, Paulo Polis, participou nesta segunda-feira, 22, de reunião online com o governador Eduardo Leite para discutir medidas diante do cenário de agravamento da covid-19, o que colocou, conforme o Modelo de Distanciamento adotado pelo executivo gaúcho, a maior parte do RS em bandeira preta – incluindo a Região 16.

Divulgação

Durante o encontro, que contou com a presença dos presidentes das Associações de Municípios do RS, a maioria dos participantes defendeu a manutenção do sistema de cogestão, que permite aos entes regionais atuarem com protocolos locais ou de bandeira inferior à classificação do Estado.

Eduardo Leite levará o pleito dos presidentes ao Comitê Estadual de Crise na tarde de hoje.

Como fica a AMAU?

A partir da manifestação oficial do governador, a Associação dos Municípios do Alto Uruguai deverá reunir seu colegiado de prefeitos para definir os próximos passos. Caso seja mantida a cogestão em âmbito estadual, o Comitê de Atenção ao Coronavírus da AMAU terá que elaborar um novo Plano Estrutural de Prevenção e Enfrentamento da covid 19, e submeter à apreciação – o qual, para ser aprovado, precisa de no mínimo 2/3 de votos favoráveis dos prefeitos.

No momento, o plano regional não permite cogestão em bandeira preta; autorizando a medida somente na classificação de bandeira vermelha para laranja.

Quer receber as notícias do AU pelo whatsapp? Clique aqui

Conteúdo relacionado