Agricultura Familiar gaúcha celebra 25 anos de participação na Expointer

A Expointer acontece de 24 de agosto a 01 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Por Assessoria Publicado em 23/08/2024 21:54 - Atualizado em 23/08/2024 22:17

A presença da agricultura familiar na Expointer iniciou em 1999, ou seja, há 25 anos, com a participação de 30 expositores, e aumenta a cada ano. Para esta edição da feira, o já tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar terá 413 empreendimentos, 41 expositores a mais do que na edição passada. Um total de 181 municípios estarão representados no espaço, que registra 69 agroindústrias estreantes. Também é maior o número de empreendimentos liderados por mulheres (217 neste ano e 148 em 2023) e por jovens (126 em 2024 e 87 no ano passado). A Expointer acontece de 24 de agosto a 01 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Crédito: Rayane Gonçalves, estagiária de Comunicação da Emater/RS-Ascar

“O Pavilhão é um dos espaços mais visitados na Expointer, mostrando a preferência do consumidor pelos produtos artesanais da agricultura familiar e, por isso, é um dos que mais cresce, assim como seu volume de vendas. Isso faz com que tenhamos a esperança de grandes resultados de comercialização para o ano de 2024”, anuncia o extensionista e engenheiro agrônomo do setor de Agroindústrias da Emater/RS-Ascar, Márcio Dalbem, integrante da Comissão Organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar.

O Pavilhão da Agricultura Familiar congrega agroindústrias familiares dos mais diversos ramos, representando a diversidade da produção de alimentos no Rio Grande do Sul. Apesar de ser considerado um diferencial, os empreendimentos orgânicos estarão distribuídos entre as demais agroindústrias. Há também no Pavilhão estandes de artesanato rural, e de plantas e flores, e contemplados os setores da educação rural, onde as escolas rurais têm espaço para mostrar o seu trabalho, além do Cooperativismo e Associativismo, do Turismo Rural e a Cozinha Show, que procura dar visibilidade à qualidade dos produtos presentes no Pavilhão, através do preparo de receitas e do uso desses diversificados produtos no dia a dia da culinária.

“Também, dentro do Pavilhão, as sete cozinhas trazem para a cidade um pouco do sabor que a gente encontra no nosso meio rural”, destaca Dalbem, ao citar que essas cozinhas estarão comercializando alimentos, lanches, bebidas e refeições durante a Expointer.

CONTATO PRODUTOR X CONSUMIDOR


Todas as agroindústrias familiares que fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), têm o apoio e a orientação dos técnicos da Emater/RS-Ascar, que operacionaliza o Peaf nos 497 municípios do Estado. “Então, nós temos tanto a orientação de processamento até as questões de gestão e, dentro dos grandes eventos, a gente oportuniza a comercialização”, avalia Dalbem, ao anunciar que agricultores interessados em iniciar uma agroindústria e se informar sobre essa atividade e sua formalização, a Emater/RS-Ascar mantém no Pavilhão da Agricultura Familiar um espaço institucional, junto da SDR. “O espaço institucional da Emater está aberto para qualquer informação desta área, e até indicar alguns caminhos e trazer alguns exemplos que hoje estão dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar. Já sai com as informações e talvez até com um bom exemplo, visitando as agroindústrias que estão ali participando”, diz o extensionista.

“Atividades dentro do Pavilhão tem para todos os gostos. E a gente convida a todos os interessados para visitarem os empreendimentos e degustarem os produtos, porque cada uma das agroindústrias familiares tem todo o prazer de apresentar seu produto, fazer com que cada um que passe lá faça a sua degustação e, claro, adquira, fortalecendo nossa agricultura familiar”, convida Dalbem.

O PAF é organizado por uma comissão que integra representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater/RS-Ascar, Fetag/RS, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/RS), Via Campesina e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).