Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Governador sanciona projeto que institui a campanha Setembro Amarelo no RS

A assinatura foi realizada na Casa Branca, sede do governo do Estado na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Governo RS
por  Governo RS
10/09/2021 17:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador Eduardo Leite sancionou, nesta sexta-feira (10/9), o Projeto de Lei nº 206/2020, de autoria da deputada estadual Franciane Bayer, que Institui a Campanha de Valorização da Vida – Setembro Amarelo e o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio no Rio Grande do Sul. A assinatura foi realizada na Casa Branca, sede do governo do Estado na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

"Meus cumprimentos à iniciativa. Nos tempos em que vivemos, quando tudo muda tão drasticamente e tão rapidamente, a qualidade de vida das pessoas acaba sendo afetada, e podem surgir muitas razões para que as pessoas contemplem o suicídio. Por isso, é preciso envolvimento do Poder Público para conscientizarmos as pessoas sobre a importância de estarmos atentos", destacou o governador.

A sanção da lei foi realizada nesta sexta, dia 10, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que também é a data escolhida para marcar o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio no Estado.

O RS é o Estado brasileiro com os maiores índices de suicídio no Brasil. Em 2019, foram registrados 1.423 casos de suicídios no RS, com maior incidência na faixa etária entre 50 e 59 anos, sendo 80% homens.

"Precisamos mudar esta triste realidade. A data de hoje (sexta, 10/9) é simbólica. O suicídio ainda hoje é considerado um tabu na sociedade e a falta de informação e diálogo sobre o assunto não contribui para a redução dos casos no Rio Grande do Sul. A estratégia de não falarmos sobre suicídio não está dando certo", destacou a deputada Franciane.

Durante o mês de setembro, o Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio, coordenado pela Secretaria da Saúde (SES) promove o Mês de Promoção da Vida. A programação conta com três lives que serão transmitidas pelo canal da SES no Youtube e com a instalação de iluminação cênica em prédios públicos e privados de Porto Alegre.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE