Governo anuncia 5 mil novas vagas no Enem para cursos em ciência, tecnologia e inovação

Ministro da Educação lança iniciativa voltada às áreas de STEM e anuncia edital para fortalecer núcleos de inovação nas universidades, conectando pesquisa, mercado e sociedade.

Por Redação Publicado em 07/10/2025 15:56 - Atualizado em 07/10/2025 16:01

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (7), em Brasília, a criação de cinco mil novas vagas no próximo Enem para cursos em universidades e institutos federais voltados às áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A iniciativa visa alinhar o Brasil às demandas do novo mundo do trabalho, com foco em áreas como biotecnologia, robótica e inteligência artificial.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro também anunciou um edital para impulsionar núcleos de inovação tecnológica nas universidades, com recursos voltados à capacitação e à conexão entre ciência, empresas e sociedade.

Sem especificar valores, o ministro também citou investimentos na ampliação e consolidação dos institutos federais, incluindo a construção de 104 novos institutos e 270 novos restaurantes estudantis.

O ministro da Educação anunciou a criação de um grupo de trabalho para revisar a relação entre as universidades públicas e suas fundações de apoio, que auxiliam na captação de recursos e na execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Segundo ele, essas fundações precisam se adaptar às novas demandas da inovação.

O ministro também destacou que 90% das pesquisas no Brasil são realizadas por instituições públicas, especialmente universidades e institutos federais.