Saúde

Governo anuncia primeiros grupos da priorização da vacinação à Segurança Pública do RS

Ao todo, conforme levantamento do governo gaúcho, serão 29 mil trabalhadores.

Por CP Publicado em 01/04/2021 16:57 - Atualizado em 03/06/2024 09:51

Os primeiros grupos da Segurança Pública do Estado a serem priorizados na vacinação contra a Covid-19 serão os agentes ativos da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Susepe, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais. Ao todo, conforme levantamento do governo gaúcho, serão 29 mil trabalhadores. O anúncio foi feito pelo vice-governador do Rio Grande do Sul e secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, nesta quinta-feira. De acordo com ele, a cobertura deste primeiro grupo será de 100%.

A decisão se deu após reunião, no início da tarde desta quinta-feira, de gestores estaduais e municipais de saúde, com participação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), equipe diretiva da Secretaria da Saúde do Estado (SES) e o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior.

"Iniciaremos a priorização da vacinação da Segurança Pública do nosso Estado da seguinte forma: servidores ativos, que se enquadrem na nota técnica Nº297/2021 do Ministério da Saúde, 100% dos servidores Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Susepe, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais", anunciou em vídeo no Twitter. O lote extraordinário, exclusivo ao grupo, está programado para chegar em Porto Alegre na manhã de sexta-feira.

Numa próxima fase, deverão ser contemplados, ainda, servidores do Departamento Estadual de Trânsito do RS (Detran) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). O vice-governador Ranolfo ressaltou que “esses trabalhadores estão auxiliando no combate à pandemia, e a inclusão vai beneficiar quem está efetivamente trabalhando diretamente com pacientes Covid-19”.

As doses serão distribuídas aos municípios por meio da entrega às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). O vice-governador frisou que todos os agentes serão vacinados nas cidades onde atuam, não precisando, assim, o deslocamento.

Conforme a nota técnica do Ministério da Saúde, os agentes serão vacinados de forma escalonada e proporcional. Desta forma, a orientação de priorização exclusiva é dos seguintes profissionais:

• Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;

• Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;

• Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19;

• Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados