Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução
Política

Governo da Rússia afirma que Putin se reuniu com líder de grupo paramilitar

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o presidente russo convidou 35 pessoas para a reunião, em 29 de junho

Redação O Sul
por  Redação O Sul
10/07/2023 11:31 – atualizado há 33 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Kremlin informou nesta segunda-feira (10) que o presidente russo Vladimir Putin se reuniu com o chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, em 29 de junho, cinco dias após o grupo paramilitar marchar em direção a Moscou durante uma rebelião dos mercenários.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Putin convidou 35 pessoas para a reunião, que durou três horas. Conforme Peskov, os mercenários disseram a Putin que eram seus soldados e continuariam a “lutar por ele”.

No motim liderado por Prigozhin, combatentes do Wagner assumiram o controle da cidade de Rostov, no Sul da Rússia. A rebelião terminou após um acordo mediado pelo presidente da Belarus, Alexander Lukashenko. Desde então, Putin agradeceu ao Exército e aos serviços de segurança russos por evitarem uma guerra civil.

Prigozhin disse que o motim não visava derrubar o governo russo, mas “levar à Justiça” os chefes do Exército e da Defesa por seus “erros” e “ações não profissionais” na Ucrânia. Ele alega que os mercenários foram atacados por tropas da Rússia no conflito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE