Segurança
Governo de SC participa do primeiro dia do V Exercício de Ajuda Humanitária do Exército Brasileiro
Nesta semana começam os simulados com exercícios práticos com ocorrências envolvendo as equipes na cidade de Blumenau.
Com o objetivo de integrar as forças de segurança do Estado com o Exército Brasileiro para atuação conjunta em situações de calamidade generalizada, começou nesta sexta-feira, 9 de julho, o V Exercício de Ajuda Humanitária. As instituições envolvidas se reuniram no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) para um “simulado de mesa”, exercício de atuação que imita uma operação real, apresentando as situações do evento climático extremo – com fotos e detalhes, além das estruturas disponíveis.
Após as explanações, realizadas parte presencialmente e parte por chamada de vídeo, houve a definição das estratégias na mesa tática, com suporte de um mapa digital. Participaram deste exercício, além do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil de Santa Catarina, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e gerente de gestão de desastres da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), Daniel Nunes, a intenção é integrar os esforços dos diversos setores do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres em Santa Catarina. O objetivo é reduzir os impactos na população e trazer uma resposta ágil e eficaz, em uma situação de eventos adversos:
“Com o objetivo de promover o conhecimento e treinamento das ações planejadas que devem ser colocadas em prática no momento do desastre buscamos a integração e os esforços de várias agências diante de um cenário adverso”, explicou o capitão.
Nesta semana, nos dias 13 e 14 de julho, a cidade de Blumenau receberá a parte prática do simulado, com diversas ocorrências envolvendo as equipes.