Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assessoria
Cidade

Governo do Estado e Prefeitura de Faxinalzinho ampliam projeto Irriga+ RS

Iniciativa realizada também em parceria com a Emater construiu 10 açudes no município.

Redação Au Online
por  Redação Au Online
05/03/2024 08:43 – atualizado há 52 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

No mês de fevereiro, a parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Faxinalzinho e a EMATER alcançou um novo marco no programa Irriga + RS. Cinco novos açudes foram construídos, somando-se aos cinco já existentes, totalizando assim a expressiva marca de 10 açudes edificados até o momento.

Projeto em Expansão

O programa Irriga + RS, que visa promover o uso sustentável da água na agricultura, ganha força em Faxinalzinho com a recente construção dos novos açudes. Coordenado em conjunto pela prefeitura local e o governo estadual, o projeto tem como objetivo mitigar os impactos da estiagem nas atividades agrícolas, proporcionando alternativas eficientes para a captação e armazenamento de água.

Apoio Técnico da EMATER

O sucesso da iniciativa não seria possível sem o auxílio fundamental da EMATER, que desempenha um papel crucial na execução do projeto. O técnico Douglas Dalpiva, vinculado à EMATER, tem desempenhado um papel fundamental na orientação e acompanhamento das etapas de construção dos açudes, contribuindo para o êxito do programa Irriga + RS em Faxinalzinho.

Compromisso com a Agricultura Sustentável

Ao totalizar 10 açudes construídos, o programa demonstra seu compromisso com a promoção da agricultura sustentável na região. As condições climáticas adversas, muitas vezes caracterizadas pela estiagem, podem representar desafios significativos para os produtores rurais. A iniciativa, portanto, busca fornecer soluções estratégicas para garantir o uso eficiente da água e a continuidade das atividades agrícolas locais.

Esforço Conjunto para o Desenvolvimento Local

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Faxinalzinho e o Governo do Estado evidencia um esforço conjunto para impulsionar o desenvolvimento local. Além de beneficiar diretamente os agricultores, o programa Irriga + RS contribui para a segurança hídrica na região, assegurando o abastecimento de água para as comunidades rurais.

Perspectivas Futuras

Com a construção desses 10 açudes, o projeto Irriga + RS está próximo de atingir sua meta inicial de contemplar 12 açudes. As perspectivas para o futuro incluem a consolidação das práticas sustentáveis na agricultura local, fortalecendo a resiliência dos produtores diante das adversidades climáticas.

"A comunidade de Faxinalzinho celebra os avanços do projeto e reconhece a importância dessa iniciativa conjunta para o desenvolvimento sustentável da região. O programa Irriga + RS continua a ser um exemplo de como parcerias estratégicas podem fazer a diferença na vida dos agricultores e na preservação dos recursos hídricos." destacou o prefeito James Torres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE