Educação

Governo do Estado inicia repasse de R$ 30 milhões para obras em escolas

Aporte financeiro beneficia todas as escolas estaduais, contemplando as 90 escolas de Erechim e região

Por Assessoria de Comunicação Publicado em 01/03/2023 14:19 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Nesta segunda-feira, 27/02, o Governo do Estado iniciou mais um repasse financeiro às escolas estaduais, dentro do programa Agiliza RS. O repasse faz parte de um novo plano de gestão para qualificar a infraestrutura do ambiente escolar da rede estadual. A estratégia elaborada para a transformação dos espaços escolares tem como premissa a visão da escola em sua totalidade, mudando a prática do atendimento por demandas isoladas. O Estado, a partir de agora, atuará resolvendo os problemas de forma integrada, em um trabalho transversal e apoiado também nas informações vindas da comunidade escolar.

Reunião web entre Seduc, Secretaria de Obras e Coordenadorias de Educação e Obras, visando o repasse de orientações para aplicação dos recursos.

O diagnóstico para o plano de ação foi elaborado de maneira conjunta pelas secretarias da Educação (Seduc) e de Obras Públicas (SOP), envolvendo reuniões com cada uma das 30 Coordenadorias Regionais da Educação (CREs) e das 28 Coordenadorias Regionais de Obras Públicas (CROPs), além de análise de demandas cadastradas no Sistema de Gestão de Obras e aplicação de formulários em todas as escolas.

Com os recursos, todos os estabelecimentos beneficiados poderão realizar reparos e aquisições diretamente pela equipe diretiva das escolas, como reformas nas redes elétrica e hidráulica, em banheiros, refeitórios, cozinhas e na sala de professores, além de pintura de ambientes e aquisição de grades e portões. A ação tem o objetivo de conferir rapidez aos processos e permitir maior autonomia na resolução de problemas.

Este novo aporte para o programa Agiliza, repassou recursos diretamente para as contas de autonomia financeira das escolas, visando a celeridade na aplicação dos mesmos e execução das obras, pelas próprias equipes diretivas. No âmbito da 15ª CRE, as 90 escolas da região receberam um montante de mais de R$ 900 mil, que serão aplicados conforme a realidade e necessidade de cada escola. Na manhã desta quarta-feira, 01/03, a Seduc realizou uma reunião com as coordenadorias de educação e obras para repassar importantes orientações sobre o processo de execução e prestação de contas das obras.

Segundo a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, o trabalho conjunto e a relação integrada da Seduc e da SOP criam um ambiente harmonioso e coeso para a qualificação da infraestrutura das escolas. “Essa ação do governo representa uma nova forma de gestão, focada no bem-estar dos alunos e da comunidade escolar. O alinhamento amplia o atendimento à Rede Estadual e dá celeridade às necessidades estruturais das instituições de ensino”, destaca.


Conteúdo relacionado