Cidade

Governo do Estado lança Operação RS Verão Total 2022

Lançado neste domingo (19/12), na avenida Beira-Mar, em Capão da Canoa, o propósito do projeto é ampliar os serviços prestados à população.

Por Ascom Gov/RS Publicado em 19/12/2021 19:01 - Atualizado em 03/06/2024 11:00

Com a chegada do verão e das férias, o litoral do Rio Grande do Sul passa a ser o local mais desejado pelos gaúchos. Para que a nova estação possa ser aproveitada de forma segura, uma força-tarefa, chamada Operação RS Verão Total, é formada pelo governo do Estado. Lançada neste domingo (19), na avenida Beira-Mar, em Capão da Canoa, o propósito do projeto é ampliar os serviços prestados à população. Toda a parte da coordenação executiva das ações é de responsabilidade do Gabinete do Vice-Governador.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Até 6 de março de 2022, moradores e turistas do litoral poderão contar com guarda-vidas, mais policiamento, operações de trânsito, como a Balada Segura, ações de acessibilidade, a exemplo do Praia Acessível, monitoramento da qualidade das águas e investimentos pontuais na rede de saúde dos municípios.

Vinte quadriciclos para patrulhamento em praias e oito motonáuticas para circulação nas águas - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Abrindo a temporada, o governador Eduardo Leite falou sobre o trabalho de preparação para o litoral de todo o Estado, incluindo águas internas e Costa Doce. “Temos a preocupação de trazer a estrutura reforçada do Estado para todo o litoral, para que os veranistas possam aproveitar a temporada de verão com segurança, conforto e tranquilidade. Embora os números de internações e de novos casos de coronavírus estejam caindo de forma consistente e estejamos em um momento melhor, é importante que os cuidados se mantenham para que tenhamos um verão seguro também do ponto de vista sanitário. Além de segurança, a estrutura de saúde no litoral recebeu reforço em parceria com os municípios. Estamos preparados para ter um grande verão”, disse Leite.

Leite na abertura da Operação ao lado do vice Ranolfo, do presidente da AL, Gabriel Souza, e do prefeito Amauri Germano (E) - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, destacou a integração das secretarias para garantir a ampliação dos serviços nas praias. “São mais de 30 secretarias, órgãos e entidades envolvidos para potencializar as ações do Estado no litoral. Segurança, saúde, turismo, transportes e tudo que é necessário para que o gaúcho que vier seja bem atendido”, detalhou Ranolfo.

O vice-governador lembrou ainda dos R$ 280 milhões que estão sendo investidos na Segurança Pública por meio do programa Avançar já são realidade em novos equipamentos e em melhorias nas estruturas das vinculadas da pasta.

“Este, inclusive, é o último verão em que será preciso utilizar o helicóptero da Brigada Militar, porque já está autorizada a compra de um helicóptero para o Corpo de Bombeiros, entre outros investimentos”, acrescentou o governador Leite.

Leite e Ranolfo acompanharam ação da Faders: cadeiras anfíbias ajudam pessoas com dificuldade de mobilidade a entrarem no mar - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O sol estava tímido e a temperatura amena no início do lançamento da Operação RS Verão Total. Por volta das 11h, o sol apareceu com força, justamente durante um momento especial. O governador Leite foi até a faixa de areia para participar da entrega de cadeiras anfíbias, promovida pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (Faders), para garantir mais acessibilidade e inclusão a veranistas com deficiências.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados