Cidade

Governo do Estado libera mais de R$ 1,7 milhão ao Santa e entrega Selo Bronze para a UBS Atlântico

Selo Bronze UBS Amiga do Idoso é destinado para as UBSs que integram o Programa Bem Cuidar e que contemplam uma série de exigências voltadas ao cuidado, atenção e atendimento aos idosos.

Por Ascom Prefeitura de Erechim Publicado em 21/10/2022 16:02 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Na manhã desta sexta-feira (21) no auditório do Centro Médico da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) foi realizado ato de anúncio de investimentos para reforma e ampliação do Hospital e entrega do Selo Bronze UBS Amiga do Idoso para a UBS Atlântico de Erechim e mais 12 unidades da Região da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

O evento contou com a presença da secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann e teve como anfitrião o prefeito de Erechim, Paulo Polis. Também estiveram presentes à solenidade o prefeito de Getúlio Vargas e presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Maurício Soligo; o presidente da Câmara de Vereadores, Ale Dal Zotto; a secretária de Saúde de Erechim, Éclesan Palhão; o diretor Executivo da FHSTE, Márcio Pires; o deputado Estadual, Mateus Wesp; equipes da Casa de Saúde; prefeitos e gestores dos municípios da AMAU; convidados e imprensa.

Conforme explicou a secretária Arita Bergmann, esse investimento para o Santa do Projeto Avançar na Saúde de mais de R$ 1,7 milhão será destinado para melhorias no serviço de nutrição, laboratório e construção de uma escada de saída de emergência, em atendimento às normas de Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI).


“Esse é mais um aporte do Governo do Estado para este hospital de referência na Região Norte do RS. O Estado é parceiro do Santa Terezinha e todas as vezes que tivemos a honra de estar aqui em Erechim é para anunciar melhorias na saúde que venham a beneficiar toda uma população regional que tem no SUS seu plano de saúde”, afirma Arita Bergmann.

O anúncio foi avaliado como positivo pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis. Conforme o chefe do Executivo Municipal o investimento será fundamental para melhorar ainda mais o atendimento à população.

“Todo investimento que beneficie a saúde e que qualifique os hospitais para oferecerem um melhor atendimento é muito bem-vindo. Todo o esforço que o Estado está fazendo para ampliar os recursos na área é valido e necessário para a comunidade de Erechim e de toda a região”, destaca o prefeito.

Selo Bronze UBS Amiga do Idoso

Já o Selo Bronze UBS Amiga do Idoso é destinado para Unidades Básicas de Saúde que integram o Programa Bem Cuidar e que contemplam uma série de exigências voltadas ao cuidado, atenção e atendimento aos idosos.

Arita destacou a alegria em trazer este selo não só para o município de Erechim, bem como para mais 12 cidades da região, pois reflete não só o cuidado dedicado aos idosos, mas também a qualidade, competência e profissionalismo das equipes das unidades. “É o reconhecimento da qualidade da assistência aos usuários e o olhar especial aos idosos”, disse a gestora da Saúde do Rio Grande do Sul.

Ainda, de acordo com a secretária, essas unidades têm como objetivo desenvolver atividades para promover o envelhecimento saudável, com um olhar diferenciado para o público acima dos 60 anos, dando assistência e prevenido doenças. “Além disso, as Unidades Básicas são as portas de entrada do cuidado preventivo, pois 80% dos problemas de saúde podem ser tratados nos postos, sem a necessidade de ingressar em hospitais”, disse Arita Bergmann.

O prefeito Paulo Polis destaca a alegria em receber este selo no município, pois reflete não só o cuidado dedicado aos idosos, mas também a qualidade, competência e profissionalismo da equipe da unidade. “É o reconhecimento da qualidade da assistência aos munícipes e o olhar especial aos idosos, além de refletir os inúmeros investimentos que temos feito na área da saúde. E tudo isso é possível pela dedicação e trabalho ímpar desenvolvido pela equipe da saúde pública da nossa Erechim”, finaliza o prefeito.

O objetivo com o Selo, que vai evoluir para o Prata e Ouro, é reconhecer o trabalho das Unidades Básicas de Saúde e estimular a atenção com os idosos do Rio Grande do Sul.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados