Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Governo do RS busca suporte da União para amenizar impacto na folha

Secretário da Fazenda do governo Eduardo Leite afastou possibilidade de flexibilizar pagamento do ICMS e do IPVA durante pandemia.

Gustavo Chagas/Rádio Guaíba
por  Gustavo Chagas/Rádio Guaíba
12/04/2020 17:52 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Depois de começar o ano diminuindo o tempo de quitação dos salários, o governo gaúcho volta a projetar maiores dificuldades para pagar o funcionalismo. A folha do mês de janeiro foi paga em 14 dias. Já os vencimentos de fevereiro demoraram 15 dias para ser integralizados. Os primeiros reflexos da pandemia de Covid-19 começaram a aparecer já em março. A folha do mês ainda está pendente. Os pagamentos, que começaram no dia 31, devem ser concluídos apenas em 30 de abril.

Secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, disse que governo mantém diálogo com o Congresso e a União | Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

De acordo com o secretário da Fazenda, o Rio Grande do Sul dependerá de um suporte econômico vindo do governo federal para amenizar os impactos da crise nas finanças. Marco Aurélio Cardoso ressaltou as conversas do Executivo com o Congresso para obter o aporte de Brasília.

“O governador, pessoalmente, tem conversado intensamente com o Congresso e com o governo federal para interceder em favor desse complemento”, observou. “A gente está confiante de que isso vai acontecer e aí a gente consegue não prejudicar tanto as datas dos servidores”, completou Cardoso.

IPVA e ICMS

O titular da pasta da Fazenda ainda ponderou sobre o protesto de parte da sociedade pela flexibilização do calendário de pagamento do IPVA e de medidas para reduzir o peso do ICSM na carga tributária. Marco Aurélio Cardoso disse que o Estado não tem condições de abrir mão desses recursos no momento. Além dos salários, o dinheiro está sendo destinado para a área da saúde em meio à pandemia. No caso do imposto veicular, o secretário ainda lembrou que metade do montante arrecadado é repassado ao município onde o automóvel é registrado.

A Receita Estadual já projeta a queda na arrecadação durante o mês de abril. O baque deve ser de 30%. Levando a taxa em consideração, o governador Eduardo Leite e alguns secretários do Palácio Piratini anunciaram o corte de seus salários pelo período de três meses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE