Educação
Governo do RS contabiliza 1.028 escolas afetadas pela enchente
Os danos na infraestrutura foram registrados em 528 escolas.
De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), 1.028 escolas em 243 municípios foram afetadas de alguma forma pela enchente que assolou o Rio Grande do Sul. O levantamento, atualizado na tarde deste sábado, mostra que esse número representa mais de 40% do total de escolas da Rede Estadual. Os danos na infraestrutura foram registrados em 528 escolas.
Foram 358 mil estudantes afetados. Retornaram às atividades 149 mil. Somados àqueles que não foram prejudicados pelas chuvas, 533 mil alunos estão nas instituições de ensino.
A avaliação dos danos segue em andamento. O retorno das escolas às atividades está ocorrendo de forma gradual e com foco no acolhimento a estudantes e professores, de acordo com a avaliação realizada pela respectiva Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Atividades retomadas
Em localidades menos atingidas pela crise meteorológica, as condições permitiram a retomada das atividades pedagógicas desde a última segunda-feira, 7 de maio.
Esses locais incluem as CREs de Caxias do Sul (4ª CRE), Santa Cruz do Sul (6ª), Passo Fundo (7ª), Santa Maria (8ª), Cruz Alta (9ª), Uruguaiana (10ª), Osório (11ª), Bagé (13ª), Santo Ângelo (14ª), Erechim (15ª), Bento Gonçalves (16ª), Santa Rosa (17ª), Santana do Livramento (19ª), Palmeira das Missões (20ª), Três Passos (21ª), Vacaria (23ª), Soledade (25ª), São Luiz Gonzaga (32ª), São Borja (35ª), Ijuí (36ª) e Carazinho (39ª)
Retorno gradual
A partir da próxima segunda-feira, 13 de maio, escolas de municípios abrangidos pelas CREs de São Leopoldo (2ª), Guaíba (12ª) e Cachoeira do Sul (24ª) iniciam o retorno gradual. Até então, as três regiões estavam com as atividades suspensas, mas as escolas desses locais que não tiveram a estrutura comprometida e que possuem abastecimento de água e energia retomarão as aulas com o acolhimento aos estudantes. Ao todo, são esperados até 38 mil alunos nas instituições de ensino das três regiões.
Na região da 2ª CRE de São Leopoldo, 64 escolas voltam às atividades na segunda-feira, permitindo o retorno de 22.610 estudantes às instituições de ensino, localizadas nos seguintes municípios:
- Alto Feliz
- Araricá
- Barão
- Bom Principio
- Campo Bom
- Capela Santana
- Dois irmãos
- Igrejinha
- Linha Nova
- Montenegro
- Nova Hartz
- Novo Hamburgo
- Pareci Novo
- Parobé
- Poço de Antas
- Portão
- Salvador do Sul
- São José do Sul
- São Leopoldo
- São Sebastião do Caí
- São Vendelino
- Sapiranga
- Taquara
- Tupandi
Na região da 12ª CRE, de Guaíba, 31 escolas voltam às atividades com o retorno de 11.193 estudantes nos seguintes municípios:
- Butiá
- Camaquã
- Cerro Grande do Sul
- Chuvisca
- Dom Feliciano
- Guaíba
- Minas do Leão
- Sentinela do Sul
- Sertão Santana
Na região da 24ª CRE de Cachoeira do Sul, 16 escolas irão receber cerca de 4,5 mil estudantes nos seguintes municípios:
- Agudo
- Arroio do Tigre
- Cachoeira do Sul
- Estrela Velha
- Paraíso do Sul
- Restinga Sêca
- Segredo
Pelotas e Rio Grande avaliam retomada
Após a suspensão das aulas em cinco municípios da 5ª CRE (Pelotas) e quatro da 18ª CRE (Rio Grande) na última semana, as coordenadorias regionais seguem avaliando com os diretores o retorno das atividades nessas localidades. Uma decisão será divulgada no domingo (12/5).
Porto Alegre permanece sem previsão de retorno
Em áreas mais afetadas como Porto Alegre (1ª CRE), Canoas (27ªCRE) e Gravataí (28ª CRE), ainda não há previsão para o retorno das aulas.