Segurança
Governo do RS forma 473 novos servidores penitenciários
Agentes penitenciários e agentes penitenciários administrativos recém formados serão lotados nas 10 regiões penitenciárias do RS
Mais 473 servidores penitenciários passam a atuar em estabelecimentos prisionais do RS. Eles integram turmas formadas na manhã desta quinta-feira (3/3), em Porto Alegre, pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Realizada no Salão de Atos da PUCRS, a solenidade marcou o encerramento do 32º curso de formação profissional de agentes penitenciários e do 4º curso de formação profissional de agentes penitenciários administrativos.
Os 373 agentes penitenciários e 100 agentes penitenciários administrativos recém formados serão lotados nas dez regiões penitenciárias do Estado, conforme necessidade da administração.
Durante a cerimônia, os primeiros colocados nos dois cursos receberam certificados e prêmios pela colocação. O aluno Rodrigo Fréu, primeiro colocado no curso de agente penitenciário, recebeu uma pistola modelo G3C. A aluna Andressa Prestes, primeira colocada do curso de agente penitenciário administrativo, recebeu uma bolsa de pós-graduação em segurança pública e direitos humanos.
Curso de formação
O curso de formação profissional dessa turma de formandos, promovido pela Escola do Serviço Penitenciário da Susepe, iniciou no dia 23 de novembro e ocorreu com aulas nos turnos da manhã e da tarde, contempladas nos três eixos: fundamentos da prisão e da pena, rotinas e procedimentos do sistema prisional e gestão penitenciária. Além das aulas, os servidores penitenciários também realizaram estágios na área administrativa e nas unidades prisionais.