ERECHIM
Governo entrega certificados Amiga da Mãe, Parceria e Criança às equipes de saúde da UBS Atlântico
A iniciativa faz parte do programa Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS), na área de assistência ao pré-natal, ao puerpério, à puericultura e ao planejamento sexual e reprodutivo.
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), certificou, na quarta-feira (7), os municípios da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde cujas equipes foram reconhecidas como Amigas da Mãe, Parceria e Criança. A iniciativa faz parte do programa Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS), na área de assistência ao pré-natal, ao puerpério, à puericultura e ao planejamento sexual e reprodutivo. A entrega ocorreu no Polo de Cultura da ACCIE.

Estiveram presentes representantes dos 31 municípios da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde; a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann; o coordenador regional da 11ª CRS, Dimas Dandolini; secretária adjunta municipal de Saúde, Daniele Colla; a deputada estadual, Delegada Nadine, a diretora adjunta do DAPS, Carolina Drügg, o prefeito de Cruzaltense, André Gazzoni – representando os gestores; demais autoridades; equipes de saúde e imprensa.
Conforme explica a secretária adjunta de Saúde, Daniele Colla, que representou o Poder Executivo no evento, a concessão das equipes do UBS Atlântico atestou o alcance das metas do programa pelas equipes das unidades de saúde aderidas à RBC/RS. “Neste ciclo, as metas têm foco na qualificação do atendimento no puerpério e ao recém-nascido na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse, lembrando que a UBS Progresso também integra a Rede Bem Cuidar.
“ Estamos vivendo a consagração do programa Rede Bem Cuidar na região do Alto Uruguai, Sul do Estado, Serra, do Centro e dos vales do Taquari e Jacuí”, ressaltou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, que participou do evento.
Até 2026, cada equipe aderida à RBC/RS será incentivada a desenvolver um conjunto de ações específicas para os cuidados maternos, paternos e infantis.
Sobre a RBC/RS
A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) é um projeto estratégico que possui 607 unidades de Atenção Primária, distribuídas por todo o Estado. As equipes que fazem parte aderem ao processo de certificação e são estimuladas a discutir as relações entre usuários, trabalhadores e gestores, no sentido de oferecer atenção integral e equitativa para a população.