Economia

Governo Federal assina contrato que autoriza ferroviária entre Chapecó e Cascavel

Trecho entre Santa Catarina e Paraná é de 286 quilômetros de trilhos e investimento privado de aproximadamente R$ 6 bilhões. 

Por NDMais Publicado em 09/12/2021 21:31 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

O Ministério da Infraestrutura assinou, nesta quinta-feira (9), autorização para tirar do papel projetos de construção e operação de nove ferrovias no Brasil. Entre elas está o trecho entre Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, e Cascavel, no Paraná.

A Ferroeste manifestou interesse no trecho que tem 286 quilômetros de trilhos e uma projeção de investimento privado de aproximadamente R$ 6 bilhões e mais de 122 mil novos empregos diretos e indiretos.

O empreendimento deve levar matéria-prima, principalmente milho, às indústrias de criação de animais e de produção de alimentos sediadas no oeste de Santa Catarina.

Para o senador Jorginho Mello, esse novo modelo de acelerar ferrovias resolve um problema antigo de Santa Catarina, que é trazer alimentação animal de outros estados. “Além de dar mais agilidade na circulação de produtos, com a ferrovia boa parte das carretas carregadas de cereais deixariam de circular pelas rodovias, desafogando o trânsito, aumentando a segurança viária e reduzindo custos”.

Criado a partir do novo Marco Legal das Ferrovias, o Programa de Autorizações Ferroviárias (Pro Trilhos) estimula a ampliação da malha ferroviária nacional pela iniciativa privada, por meio do instrumento da outorga por autorização.

Pro Trilho

O Programa de Autorizações Ferroviárias (Pro Trilhos) foi criado por meio da Medida Provisória nº 1.065/21, que instaura o instituto da outorga por autorização para o setor ferroviário, autorizando a livre iniciativa no mercado ferroviário. Permitindo, assim, que o setor privado possa construir e operar ferrovias, ramais, pátios e terminais ferroviários.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados