Governo Federal lança Gás do Povo com distribuição gratuita de botijões para famílias de baixa renda
Programa substitui o Auxílio Gás e começa em 30 de outubro, com prioridade para beneficiários do Bolsa Família.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quinta-feira (4), o programa Gás do Povo, que substituirá o Auxílio Gás e garantirá botijões de gás gratuitos para cerca de 15,5 milhões de famílias de baixa renda. A medida provisória já está em vigor e precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias. O programa prevê a retirada direta dos botijões em revendedoras credenciadas, sem intermediação em dinheiro, visando mais controle e eficiência.
A distribuição começa em 30 de outubro, com prioridade para famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo, especialmente as que recebem o Bolsa Família. A quantidade de botijões por ano varia conforme o número de integrantes da família.
O programa é totalmente custeado com recursos públicos: R$ 3,57 bilhões já estão previstos para 2025 e R$ 5,1 bilhões para 2026. Além de aliviar o orçamento das famílias, a iniciativa visa reduzir o uso de lenha e álcool, promovendo mais saúde e segurança.
O programa Gás do Povo prevê a distribuição de cerca de 65 milhões de botijões por ano. A operacionalização será feita de forma diversificada: via aplicativo do Ministério do Desenvolvimento Social, cartão próprio do programa, vale impresso (retirado na Caixa ou lotéricas) e também pelo cartão do Bolsa Família.
As revendas credenciadas deverão ter identidade visual padronizada. O valor do botijão será definido de forma regionalizada pelos Ministérios de Minas e Energia e da Fazenda, com base em dados da ANP, considerando as variações locais de preço. O frete de entrega não está incluído no valor de referência.
*Com informações da Agência Brasil