Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Governo inicia parceria com a Microsoft para disponibilizar cursos no portal MobilizaRS

A ideia é que a capacitação profissional em habilidades digitais da "Escola do Trabalhador 4.0" seja unida ao portal do MobilizaRS de forma gratuita.

Secom/RS
por  Secom/RS
05/08/2021 20:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O projeto MobilizaRS, que tem como objetivo apoiar a retomada econômica no Estado, está prestes a ganhar mais um parceiro. Em reunião com o governador Eduardo Leite, na tarde desta quarta-feira (5/8), a presidente da Microsoft no Brasil, Tânia Cosentino, entregou um documento em que oficializa o interesse da empresa em firmar acordo com o governo gaúcho.

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A ideia é que a capacitação profissional em habilidades digitais da "Escola do Trabalhador 4.0" seja unida ao portal do MobilizaRS de forma gratuita.

"Ficamos muito felizes com o andamento dessa parceria com a Microsoft, porque vai robustecer e ampliar o nosso portal MobilizaRS, disponibilizando conteúdo qualificado para capacitar os trabalhadores do RS das diversas idades e nas diferentes frentes, desde aqueles que precisam do letramento digital até aqueles que querem se profissionalizar em programação e análise de dados. Tudo isso disponibilizado de forma gratuita num portal com a participação do governo do Estado", afirmou o governador.

"É uma forma de a gente poder ajudar a conduzir cada vez mais os trabalhadores gaúchos que tiverem interesse para se conectarem ao que o mercado de trabalho e este novo mundo vai demandar cada vez mais em termos de capacidade de uso das ferramentas tecnológicas", destacou Leite.

De acordo com o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hipárcio Stoffel, o próximo passo será avançar na estruturação da parceria e planos de trabalho.

"Já vínhamos conversando sobre essa e outras parcerias. Contar com a Microsoft será um grande passo tanto para os servidores estaduais gaúchos como para a população do Estado", destacou Stoffel. O EDP faz parte da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Tânia Cosentino confirmou que a empresa está disposta a estabelecer outros acordos com o Rio Grande do Sul. "A Microsoft está à disposição para fazer projetos para áreas prioritárias, pois também é de nosso interesse levar tecnologia e capacitação para a população. Em estudos que conduzimos, identificamos que é isso que vai fazer a diferença para o Brasil na retomada pós-pandemia. O RS é um dos Estados mais avançados na digitalização e o próximo passo, agora, é levar conhecimento para que a população possa acessar e usufruir da melhor forma de todos eles", afirmou a presidente da Microsoft no Brasil.

No início de julho, o Rio Grande do Sul alcançou um resultado inédito por meio do seu projeto de transformação digital, o portal rs.gov.br. O Estado figurou em primeiro lugar no ranking nacional Índice de Oferta de Serviços Digitais 2021 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).

Atualmente, o RS oferece 484 serviços estaduais – 61% deles em formato digital, somando 4,46 milhões de acessos mensais. Tudo acessível pelo portal rs.gov.br, com cartas de serviços atualizadas. A meta é chegar a 100% das funcionalidades também na forma digital até o fim de 2022.

Além de conquistar a primeira posição na avaliação nacional, o RS figura no topo do ranking nas dimensões Capacidades para a Oferta Digital de Serviços (que mede a implementação do portal único ou do portal de serviços, a carta de serviços e outros fatores habilitadores) – empatado com a Bahia – e Regulamentação sobre Modernização para a Oferta de Serviços Públicos (focada em dispositivos legais ou infralegais relacionados à temática de governo digital).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE