Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Governo pede novos estudos para avaliar retomada do horário de verão

Mesmo tomando a iniciativa, o governo federal é pessimista quanto aos efeitos positivos da alteração nos relógios.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
16/09/2021 14:57 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério de Minas e Energia pediu novos estudos para avaliar os impactos de um eventual retorno do horário de verão no país e seus efeitos para amenizar a crise energética. As informações são da Folha de S.Paulo. A medida acontece após entidades da área de gastronomia, turismo e até mesmo do próprio setor energético se manifestarem de forma favorável à mudança de horário.

Mesmo tomando a iniciativa, o governo federal é pessimista quanto aos efeitos positivos da alteração nos relógios. Em nota, o MME afirmou que a contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista as mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno.

“Assim, no momento, o MME não identificou que a aplicação do horário de verão traga benefícios para redução da demanda”, mas, ainda assim, pediu que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reexamine a questão. Em julho o presidente Bolsonaro descartou a volta da medida, afirmando que “a maioria da população é contra porque mexe no relógio biológico”.

O Operador do Sistema Nacional (ONS) fará os estudos para avaliar essa questão diante do cenário de escassez hídrica do país. Setores econômicos pressionam o governo para que o horário de verão volte. O programa foi extinto nacionalmente em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE