MAIS SEGURANÇA

Governo recomenda verificação em duas etapas para contas ouro no Gov.br

Medida de segurança é opcional, já adotada por 27% dos usuários e pode ser ativada ou desativada a qualquer momento; plataforma oferece mais de 13 mil serviços digitais.

Por Redação Publicado em 27/07/2025 20:16 - Atualizado em 27/07/2025 20:49

O Ministério da Gestão e da Inovação recomenda que usuários com conta ouro no Gov.br ativem a verificação em duas etapas, medida opcional que reforça a segurança para cerca de 72 milhões de pessoas. Atualmente, 27% dessas contas já usam a funcionalidade, que pode ser desativada a qualquer momento. A plataforma Gov.br tem mais de 169 milhões de usuários e oferece mais de 13 mil serviços digitais federais, estaduais e municipais, incluindo Assinatura Gov.br, Meu INSS, Enem, Fies e Carteira Digital de Trânsito.

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A partir de agora, usuários com conta Ouro no Gov.br serão convidados a ativar a verificação em duas etapas ao fazer login. Inicialmente, será possível pular a ativação, mas o sistema enviará um e-mail ou SMS informando que ela será solicitada no próximo acesso. A recomendação será feita novamente em futuras autenticações. Caso haja dificuldades, o usuário pode desativar a função a qualquer momento pelo aplicativo, seguindo as instruções em "Segurança da conta", ou buscar ajuda com um atendente.