Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Governo vai lançar novo plano de desenvolvimento para agricultura familiar

A proposta, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, é facilitar o acesso ao crédito de pequenos produtores.

Assessoria/MDA
por  Assessoria/MDA
21/04/2024 20:47 – atualizado há 22 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo federal deve lançar um novo plano safra voltado para o desenvolvimento da agricultura familiar. O anúncio foi feito pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, neste sábado (20).

Segundo Paulo Teixeira, o novo plano deve ser lançado em junho pela gestão petista. A proposta, de acordo com o ministro, é facilitar o acesso ao crédito de pequenos produtores.

“Nosso desafio, agora, é fazer com que o crédito chegue no pequeno, chegue na pessoa que está começando. Por isso, o que vamos apresentar para o Brasil é um fundo de aval para ele entrar, para que ele não precise apresentar nenhum tipo de garantia no banco, ele não precise ter avalista. Nós queremos que o pequeno entre, que as cooperativas dele entrem. Nós queremos que eles se mecanizem e se tecnifiquem”, afirmou Paulo Teixeira.

Coopera Mais Brasil

Nesta segunda-feira (22), o governo vai lançar o Programa Coopera Mais Brasil. Segundo o Planalto, a iniciativa é voltada para o fortalecimento do cooperativismo, associativismo e de empreendimentos solidários da agricultura familiar no País.

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a ação tem como objetivo principal, desenvolver ações integradas e sistemáticas de formação e capacitação dos agricultores familiares, além de articular, a nível governamental, estratégias e serviços diversos para fortalecer o acesso ao financiamento por parte das cooperativas, associações e agricultores familiares.

Conforme técnicos do MDA, uma das metas do programa é atingir, com o resultado do trabalho, a expansão de redes de comercialização e abastecimento alimentar em todo o país, bem como questões como: aumento da produção de alimentos, melhoria de renda e qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares.

O lançamento acontecerá durante o seminário nacional intitulado “Coopera Mais Brasil”, que será realizado de 22 a 25 de abril, na sede do Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia (GO).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE