Rio Grande do Sul
Gramado vai pedir doses extras de vacina para conter variante Delta
Primeiros dois casos da variante no Estado envolvem moradores do município.
A prefeitura de Gramado vai pedir ao governo gaúcho, nesta semana, um montante extra de vacinas contra a Covid-19 para conter o coronavírus. O anúncio, feito pelo secretário de Saúde Jeferson Moschen, nesta segunda-feira, ocorreu minutos depois da confirmação de dois casos da variante Delta no município. Os resultados das amostras genéticas de dois moradores do município serrano foram divulgados hoje pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
“Vamos solicitar ao governo do Estado ainda esta semana maior número de remessa de vacinas para conter essa variante”, afirmou Moschen em live no Facebook, ao lado da enfermeira da Vigilância em Saúde local Ellen Regina Pedroso. De acordo com ela, o caso-índice – primeiro paciente infectado pela cepa – é um homem, de 32 anos, que já concluiu o período de isolamento após a contaminação ter sido confirmada, há duas semanas. A enfermeira ainda destacou que a pasta já realizou uma busca ativa entre os contatos dos dois contaminados, o que resulta em uma terceira amostra suspeita de Delta em Gramado, pendente de confirmação.
Até esta segunda-feira, quase metade da população adulta de Gramado já havia sido vacinada com a primeira dose contra Covid-19 e 22% tinham cobertura vacinal completa.