Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Grêmio enfrenta São Paulo para evitar despedida da Série A

A novidade para esta noite é o retorno da torcida.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
02/12/2021 11:52 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O drama e o sofrimento vivido em todo o Campeonato Brasileiro se fará presente mais uma vez nesta noite, a partir das 20h, na Arena. O Tricolor enfrenta o São Paulo, pela 35ª rodada, em jogo que pode decretar, matematicamente, o rebaixamento à Série B pela terceira vez na história. Uma vitória ainda mantém viva a esperança de sair do Z-4, mesmo que o cenário tenha se agravado com o triunfo do Juventude sobre o Red Bull Bragantino, na terça-feira.

Na verdade a aflição já começará às 18h, quando tem início o jogo entre Bahia e Atlético-MG, em Salvador, e que interessa muito ao Grêmio. Se os baianos vencerem e o Grêmio perder, o time gaúcho estará na segunda divisão em 2022. Mesmo que o Bahia não vença, basta o Athletico-PR somar um ponto contra o Cuiabá, amanhã, em Curitiba, para rebaixar o time de Vagner Mancini.

“Ou mata ou morre, ou ganha ou está fora”, decreta o vice de futebol do Grêmio, Dênis Abrahão. É uma frase simbólica e realista para uma equipe que perdeu 19 vezes (um turno inteiro) e se encontra na zona de rebaixamento desde a segunda rodada. Chances não faltaram ao Grêmio para deixar o grupo dos quatro últimos colocados ao longo da competição, mas todas elas foram desperdiçadas. A incompetência levou o clube a esse quadro dramático.

A novidade para esta noite é o retorno da torcida. O clube e a Arena iniciaram na terça-feira a venda de ingressos com preços promocionais, a partir de R$ 20. Ao contrário de outras oportunidades, não se observa uma mobilização tão grande por parte da torcida. Até o final da tarde de ontem, pouco mais de 2 mil ingressos haviam sido vendidos. Muitos gremistas já “jogaram a toalha”. Apenas a Arquibancada Norte, onde fica a torcida Geral, não estará aberta, já que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) interditou o local.

Dentro de campo, Vagner Mancini tenta reanimar um grupo combalido por tantos insucessos. Na segunda-feira, a direção afastou sete jogadores. Há uma incógnita sobre a forma que os demais atletas vão reagir a tal atitude dos dirigentes. A comissão técnica antecipou a concentração, que se iniciou na terça-feira. Mancini terá os retornos de Lucas Silva e Jhonata Robert, que estavam suspensos. O primeiro retorna à titularidade, enquanto o segundo deve perder a posição para Douglas Costa.

O departamento jurídico, até a noite de ontem, ainda não havia conseguido o efeito suspensivo para o lateral-direito Rafinha. O Grêmio está sem um jogador da posição para o duelo com o São Paulo, já que Vanderson recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Bahia. A tendência é que Mateus Sarará seja improvisado no setor.

O São Paulo, que com 45 pontos está praticamente livre do rebaixamento, ainda tentará uma vaga na pré-Libertadores do próximo ano. O técnico Rogério Ceni terá o desfalque do volante Luan. A aposta do treinador para derrotar o Grêmio na Arena é na dupla de atacantes argentino Rigoni e Calleri.

Campeonato Brasileiro - 35ª rodada 

Grêmio

 Gabriel Grando; Mateus Sarará, Pedro Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Lucas Silva; Douglas Costa (Jhonata Robert), Campaz e Ferreira; e Borja (Diego Souza). Técnico: Vagner Mancini.

São Paulo

Tiago Volpi; Igor Vinicius, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Rodrigo Nestor, Gabriel Sara, Igor Gomes e Vitor Bueno (Marquinhos ou Benítez); Emiliano Rigoni e Jonathan Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

Árbitro
: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes:
Daniel Henrique da Silva Andrade e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR
: Diogo Carvalho Silva. (RJ)
Local:
Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Data e hora
: 02 de dezembro, quinta-feira, às 20h

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE