Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação Beetêxtil / Heroyz
Economia

Grife de bombeiros voluntários cria máscaras de proteção reutilizáveis

Para mostrar apoio ao movimento e a naturalização do uso das máscaras, lojas catarienses montaram vitrines com o produto, mesmo estando fechadas.

Divulgação Beetêxtil / Heroyz
por  Divulgação Beetêxtil / Heroyz
03/04/2020 22:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Heroyz, grife criada pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville em parceria com o Instituto Mobi, lançou no último dia 1º um kit de máscaras reutilizáveis, como forma de proteção contra o novo coronavírus. O conjunto, que está sendo vendido por R$ 25, terá o valor de venda revertido integralmente para custear as operações básicas da corporação, como manutenção de veículos de emergência e o pagamento de despesas fixas, como conta de água, luz e energia elétrica.

Feita com duas camadas de poliamida, poliéster e elastano, a máscara promete ser não só uma barreira física para o contato com gotículas e outras secreções que possam estar contaminadas, como também exercer uma filtragem parcial do ar. O nível dessa filtragem deve ser testado nas próximas semanas por órgãos de inspeção sanitária e metrologia, não sendo adequado, neste primeiro momento, para uso de profissionais da saúde como as máscaras N95.

A criação da máscara vem justamente de encontro a preencher a lacuna de falta de equipamentos de proteção de uso comum para a população, além de oferecer um produto com design mais arrojado. "É uma solução complementar a higienização das mãos e o isolamento social. Queríamos nos afastar da máscara branca tradicional, que remete a doença, fornecendo essas máscaras com uma nova proposta estética e quebrar a vergonha que alguns possam ter de usar esse tipo de proteção", comentou o diretor voluntário da grife, Eduardo Borba.

O kit vem sendo desenvolvido em parceria com a confecção catarinense Beetêxtil, especialista em pesquisa e desenvolvimento de vestuário para atletas de alta performance. O material utilizado nas máscaras é parte das sobras de tecido da própria indústria têxtil, fechando o ciclo sustentável e socioeconômico por trás do projeto. “Não é uma máscara, é uma solução sustentável, um modelo no qual outras cidades e comunidades podem e devem replicar", defende Borba.

Através do e-commerce da grife  e de parcerias com redes de supermercados, lojas de conveniência e outros comércios essenciais, a grife espera receber nas próximas semanas mais de um milhão de pedidos. Somente nos últimos dois dias, após o Ministro da Saúde do Brasil, Henrique Mandetta sinalizar de que deverá instituir um novo protocolo de prevenção estimulando o amplo uso da máscara pelo população, a Heroyz anotou um crescimento de 5000% no número de pedidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE