Agro

Gripe aviária é detectada em pássaro silvestre no RS

Esse é o quarto caso registrado no Estado

Por Redação AU/com informações do Jornal O Sul Publicado em 16/10/2023 11:45 - Atualizado em 03/06/2024 13:52


O governo do estado do Rio Grande do Sul comunicou a identificação de um foco da cepa de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em uma ave silvestre localizada na praia do Mar Grosso, no município de São José do Norte, na sexta-feira, 13 de outubro. Isso representa o quarto caso registrado no Rio Grande do Sul, incluindo os três anteriores identificados em mamíferos aquáticos em Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Torres. É importante notar que esta notificação não tem impacto na saúde do estado e do país, e não há riscos associados ao consumo de carnes e ovos.

O Rio Grande do Sul já havia registrado um caso de influenza aviária em aves silvestres em maio, o qual foi encerrado após investigações epidemiológicas e resultados negativos em testes.

O vírus foi identificado em uma ave silvestre da espécie trinta-réis-real. O Serviço Veterinário Oficial (SVO-RS) tomou ciência da notificação em 10 de outubro e enviou uma amostra ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (LFDA-SP), que é uma unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

Até o momento, 311 animais, entre mamíferos aquáticos e aves silvestres, foram encontrados mortos ou doentes em diversos municípios, incluindo Imbé, Mostardas, Palmares do Sul, Pelotas, Pinhal, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Tavares e Torres. Conforme orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), não haverá mais coletas em leões-marinhos, lobos-marinhos e trinta-réis-real, a menos que uma nova espécie de animal apresente sintomas de influenza.

A influenza aviária, popularmente conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves, mas também pode ser transmitida para mamíferos, incluindo cães, gatos, outros animais e seres humanos.

Qualquer suspeita de influenza aviária, que inclua sintomas respiratórios, neurológicos ou mortalidade repentina e alta em animais, deve ser imediatamente relatada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, por meio da Inspeção de Defesa Agropecuária mais próxima ou através do número de Whatsapp (51) 98445-2033.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados