Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Gripe aviária: saiba como tomar medidas de prevenção nas granjas

Embrapa Suíno e Aves preparou material com os principais pontos de atenção em relação a regras de biosseguridade

Canal Rural
por  Canal Rural
16/05/2023 17:01 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

Por conta da detecção de vírus da gripe aviária em aves silvestres no litoral do Espírito Santo, a Embrapa Suínos e Aves preparou um material com os principais pontos de atenção em relação a regras de biosseguridade.

Muitas propriedades Brasil afora mantêm criações de aves em pequena escala ou granjas com acesso a piquetes e área externa, o que torna mais valioso conhecer essas medidas.

Confira orientações técnicas sobre a gripe aviária

O primeiro ponto destacado pela Embrapa é que não se deve misturar aves de espécies diferentes no mesmo aviário, principalmente galinhas e frangos com aves aquáticas, como patos, marrecos, gansos ou aves silvestres.

Na avicultura comercial, é importante utilizar apenas aves de linhagens comerciais, mesmo se forem aves caipiras ou de criações de subsistência.

Outro ponto de atenção é cercar os galpões com tela, para evitar a mistura entre espécies.

A Embrapa também alerta o produtor para que adquira aves somente de plantéis certificados ou registrados junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE