Agro

Grupo Acron da Rússia fecha negociação com a Petrobras para produção de fertilizantes

O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Por Fecoagro/SC Publicado em 15/02/2022 08:04 - Atualizado em 03/06/2024 11:06

O grupo russo Acron fechou a negociação de compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras em Três Lagoas. O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Recebemos a notícia que a Petrobras concluiu a venda da UFN3 para a Acron e já estamos avançando com o complemento dos entendimentos com o governador Reinaldo Azambuja”, afirmou.

Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (UFN3) da Petrobras, em Três Lagoas (MS) / Imagem: Lisandra Paraguassu.

Após a confirmação da aquisição da planta pela empresa russa que é referência mundial na produção e exportação de fertilizantes, a Petrobras deve emitir um fato relevante ao mercado, divulgando as condições da negociação, explicou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

A UFN3 teve a obra paralisada em dezembro de 2014 após a Petrobras romper o contrato com o Consórcio responsável pela construção da fábrica que, na época, já havia consumido mais de R$ 3 bilhões.

A empresa da Rússia manifestou interesse na compra da fábrica, mas depois desistiu diante do empecilho para o fornecimento do gás natural, que viria da Bolívia. Agora, novamente o grupo finaliza a negociação deste importante ativo estratégico para o desenvolvimento do Estado.

Termos relacionados