Rio Grande do Sul

Grupo de cavaleiros do Alto Uruguai irá buscar a chama crioula em Canguçu

A comitiva contará com 25 pessoas e partirá no dia 11 de Agosto do CTG Sentinela da Querência.

Por Redação AU Online / Divulgação Publicado em 13/06/2022 13:53 - Atualizado em 03/06/2024 11:15

Está em fase final os preparativos da partida dos cavaleiros da 19° região tradicionalista, que irão buscar a chama Crioula em Canguçu, cidade da região sul, no próximo dia 12 de agosto. 

Após dois anos, devido a pandemia o evento que marca o inicio dos festejos farroupilhas no Rio Grande do Sul, voltará a ser realizado com a presença de tradicionalistas de todos os cantos do estado.

O grupo do Alto Uruguai, irá partir no dia 11 de agosto do CTG Sentinela Querência. Segundo a Diretora de cavalgadas da 19° RT, Jaci Salete Pinto Ribeiro, serão percorridos 585 quilômetros a cavalo pelo grupo. “A retirada da centelha da chama que virá para nossa região será feita no dia 13, sendo que o retorno inicia no dia 14 agosto em direção a Erebango”, explica.

Au Online

Festividades do Combate

Segundo Jaci, o grupo chegará a Erebango no dia 26 de agosto, onde a chama ficará guardada até 09 de setembro, momento que será distribuída a centelha para entidades tradicionalistas do Alto Uruguai, em um evento que relembrará a história do Combate entre Chimangos e Maragatos que celebra 100 anos em 2023. “Nossa expectativa é que a chama chegue em Erechim no dia 11, ainda não temos um lugar definido, mas deverá ser no parque de eventos municipal Bota Amarela, onde será lançada a pedra fundamental para a construção do parque gerido pelo Instituto Cultural Bota Amarela”, finaliza.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados