Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Grupo de estudos em Educação Olímpica da URI tem trabalho publicado em Portugal

O trabalho acaba de ser publicado pelo livro Olimpismo e Paz, editado este mês, em Lisboa, Portugal.

Secom URI
por  Secom URI
16/08/2021 17:49 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O projeto sobre Educação Olímpica, desenvolvido na URI, ganha nova repercussão mundial. O trabalho acaba de ser publicado pelo livro Olimpismo e Paz, editado este mês, em Lisboa, Portugal.

A participação na obra é através do artigo “Educação Olímpica, Esporte e Paz: ferramentas de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento da coordenação motora em escolares”, que tem como autores Maiara Gabriela Maciel Rufato, Camila Tomicki, Bruno Felipe Assoni Faleiro, Edenir Serafini e José Luis Dalla Costa.

A publicação foi concluída no fechamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A obra foi organizada e editada por Leonardo José Mataruna Dos Santos e Tiago Viegas (Presidente da Academia Olímpica de Portugal). O livro é composto por 28 artigos resultantes da investigação desenvolvida por 91 autores, ligados a 55 instituições acadêmicas ou centros de investigação, em quatro continentes.

Segundo o Presidente da Academia Olímpica de Portugal, Tiago Viegas, “este livro pode ser um espaço de reflexão privilegiado para os amantes destas temáticas e um ponto de partida para estudos mais aprofundados”.

Utilizando exclusivamente a língua portuguesa (tanto no padrão europeu como no brasileiro, consoante a autoria dos textos), os artigos apresentam sempre resumo também em inglês, permitindo aos leitores não familiarizados com o português ter ideia do assunto abordado.

O Presidente do Comitê Olímpico Pierre de Coubertin, professor Nelson Todt, cumprimentou os membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Olímpica da URI, ressaltando que “a divulgação do artigo em livro internacional só atesta o esforço e o crescimento de seus integrantes”.

A temática Educação Olímpica começou a ser desenvolvida na URI Erechim em março de 2009, por meio de acadêmicos e professores do Curso de Educação Física. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) é formado por acadêmicos e professores do Curso e coordena as pesquisas em Estudos Olímpicos na Universidade e as ações provenientes deles.

Em janeiro de 2011, a Reitoria da URI aprovou a criação do Programa de Extensão em Educação Olímpica, constituído por subprogramas que são desenvolvidos anualmente, envolvendo alunos, acadêmicos, professores e a comunidade em geral. Todas as iniciativas relacionadas ao Programa introduzem questões e preocupações no que diz respeito ao ensino dos Valores Olímpicos: Respeito, Amizade e Excelência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE